segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Antenado: Ministro da Educação quer professores de ensino básico com pós-graduação

O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu que o próximo Plano Nacional de Educação estipule metas para a formação de professores do ensino básico público com pós-graduação. Para o ministro, o professor especializado tem mais condições de estimular o ingresso à iniciação científica na sala de aula.

Leia mais
http://www1.folha.uol.com.br/saber/775780-ministro-da-educacao-quer-professores-de-ensino-basico-com-pos-graduacao.shtml

Instituto Esporte Educação realiza 2º conferência interna

Com o tema “ Celebrando conquistas”, o Instituto Esporte Educação iniciou hoje, 08 de Agosto de 2010 a 2º conferência interna, que será realizada em dois dias ( 08 e 09 de Agosto ). Na pauta temas como: Caravana do esporte ( projeto do Instituto Esporte Educação em parceria com Unicef e ESPN Brasil ), LAPPIEE ( laboratório de práticas pedagógicas do Instituto Esporte Educação ), Oficinas do Esporte ( proposta metodológica de ensinar esporte para crianças entre 03 e 10 anos de idade ) e apresentações de pesquisas cientificas desenvolvidas nos Núcleo esportivos e sócios educativos do IEE.
Dois convidados ilustres, tornaram essa data ainda mais significativa para o aprendizado dos colaboradores do IEE. Estiveram presente o professor João Batista Freire ( obras: De corpo e alma disciplina motricidade, Educação de corpo inteiro, Entre o riso e o choro, Pedagogia do Futebol ) e o Professor João Paulo Medina ( obras: Educação física cuida do corpo, e mente, O Brasileiro e seu corpo ).

Professor João Batista Freire

domingo, 8 de agosto de 2010

Ensinando o arremesso do basquete

Um dos objetivos desse blog, é trocar experiências com professores e pessoas que tenham interesse em ensinar. Ensinar com um olhar mais crítico para as propostas metodológicas, com uma visão ampliada de mundo e reflexão constante sobre seu trabalho. Sendo assim, coloco a disposição as experiências que tive, tanto no espaço onde trabalho ( Núcleo Esportivo e Sócio Educativo Jardim São Luiz São Paulo, SP ) quanto nas Caravanas do Esporte e projetos pessoais.

O Jogo a seguir faz parte de uma cartilha, que os professores do Instituto Esporte & Educação utilizam nos diversos municípios por onde a caravana passa. Sou o professor responsável pela estação de basquete, desta forma desenvolvi o jogo aqui apresentado. Para tal, considerei o número de alunos ( aproximadamente 45 a 50 crianças ), com idades diversas, o jogo deveria ser de fácil assimilação, varias possibilidade de execução ( o aluno arremessando várias vezes ), desafios diferentes ( mais difíceis e fáceis ) e não deve perder a relação com a modalidade.

Jogo: Arremessos fases
Material: bolas de basquete, de borracha, EVA, cestos adaptados.
Descrição do jogo: o jogos consiste em apresentar aos alunos o fundamento arremesso ( de peito, por cima da cabeça, lance livre, curta e longa distância ).
Os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo em uma cesta.
O objetivo do grupo é disputar entre si quem consegue fazer o circuito de arremesso primeiro. Esse trajeto será demarcado com bambolês pelo professor.
Para o aluno mudar de fase ( da fase mais próxima do aro para a mais distante ) é necessário que ele converta os arremessos.
Todos os alunos iniciarão do mesmo lugar ( alunos do mesmo grupo ). Para facilitar o andamento da partida, o professor pode marcar com números a seqüência que os alunos devem percorrer.
Ganha a partida o aluno que percorrer todas as fazes.

As variações podem ser um processo de reflexão do professor que irá aplicar o jogo.


Professor Luiz Alex preparando
o espaço do jogo
Alunos percorrendo o trajeto
de arremessos
Aluno realizando o arremesso
na última fase

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Usando os recursos disponíveis com criatividade

Diante do desafio de promover um dia rico em experiências e novos aprendizados para seus alunos, os professores Luiz Alex, Sandrimar, Rafael, Simone, Leo Jaime, Rivaldo e Rosivaldo ( todos professores do Instituto Esporte & Educação ) usaram dos recursos disponíveis e da criatividade.
Munidos com seus instrumentos de trabalho ( criatividade, alegria, determinação e planejamento ), mais cavadeiras, cordas, caibros e serrotes, estruturaram vários circuitos de habilidades, com direito a corda bamba e cama de gato, que foram os grandes destaques.
Nesse dia 176 crianças foram atendidas, com qualidade, segurança e novos aprendizados.


Professora Sandrimar fazendo
as inscrições
Professores Luiz Alex e Rafael
montando a corda bamba
Professor Rafael montando a teia
Professor Luiz Alex auxiliando
 na passagem pela corda

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Cirquerê da Caravana do Esporte recebe a cantora Elza Soares

O cirquerê, circo da caravana do esporte e da música, tem alegrado e encantado crianças, jovens e adultos por onde passa. As atrações ganham mais brilho, quando as crianças percebem que os artistas que se apresentam, são os professores que realizaram atividades na arena de esporte e música durante os dia. Os ensaios são rigorosos, para tornar essa noite inesquecível na memória de quem assiste. A trupe do cirquerê conta com malabarista, palhaços, músicos, cantores, apresentadores, equilibrista e dançarinos.



Na caravana de Cruz das Almas BA, o cirquerê foi além. Após todas as apresentações, uma convidada muito especial encerrou a noite de espetáculos. Elza Soares, entrou no palco conversou com o platéia, cantou sucessos como: a carne, o meu guri e cabide. Assistiu e cantou junto com um grupo de mulheres que representavam a cultura local “ Samba do machucador”. Despediu-se e saiu andando costas dando um grande sorriso. Ganhamos a noite.


Elza Soares no palco do Cirquerê



Manipulação de caixas " Lumineiro"
Apresentação de monociclo e claves "Tota"

Caravana do Esporte e Música em Cruz das Almas BA

No último dia 19 Julho, a Cidade de Cruz das Almas localizada no recôncavo baiano recebeu a Caravana do Esporte e da Música. Cheios de entusiasmo os professores Luiz Alex Moura, José Camelo e Edson ( professores do Instituto Esporte & Educação ), os atletas Claudinei Quirino ( atletismo ), Marcio Cipriano ( Seleção Brasileira de Basquete ) e Mario Sabino ( Técnico da seleção Brasileira de Judô ) apreciaram diversas apresentações culturais, dentre essas o Samba do machucador e o Samba de enxada.
Durante três dias, as crianças e jovens do Município participaram de atividades esportivas pautadas nos princípios do esporte educacional. São elas: Basquete, atletismo, judô, tênis, futebol, voleibol,handebol, percussão, circo, dança e multicultural. Aproximadamente 3100 crianças foram atendidas nas diversas estações.
Veja fotos


Estação de basquete professor Luiz Alex e Marcio Cipriano
Professores da Caravana do esporte e atletas
Claudinei Quirino, Marcio Cipriano e Mario Sabino

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

" Caravana do Esporte"

A Caravana do Esporte acontece em diversos municípios brasileiros, que apresentam baixo índice de desenvolvimento humano e da infância. Com uma metodologia que integra ações de atendimentos a crianças e jovens; oferece formação aos professores e educadores locais em esporte educacional; promove articulações políticas/ continuidade da proposta da Caravana, pela aproximação do poder público e representantes da comunidade e apoio ao planejamento estratégico. http://www.esporteeducacao.org.br/?q=caravana
A Caravana é fruto da aliança de 3 instituições.
Instituto Esporte & Educação é uma Organização Civil de Interesse Público, que tem como objetivo implementar a metodologia do esporte educacional em comunidades de baixa renda, norteada pelos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, respeito a diversidade, construção coletiva, educação integral e o rumo a autonomia, desenvolvendo a cultura esportiva com a finalidade de formar o cidadão crítico, criativo e protagonista. www.esporteeducacao.org.br
A ESPN Brasil - um canal de TV por assinatura que acredita e trabalha pela educação e inclusão social de crianças e adolescentes por meio do esporte para todos. Proporciona visibilidade no impacto do esporte educacional nas comunidades visitadas, bem como dá voz para que elas expressem seus anseios e possibilidades. Além disso, promove a mobilização de atletas e ex-atletas na causa social e pela questão da criança e do adolescente no Brasil; http://espnbrasil.terra.com.br/caravanadoesporte
O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), cuja principal missão é assegurar que cada criança e adolescente tenha seus direitos fundamentais integralmente cumpridos, respeitados e protegidos. Atua no Brasil desde 1950, destacando-se por fazer valer uma das leis mais avançadas na defesa desses direitos: o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. http://www.unicef.org/brazil/pt/activities_9811.htm
O Projeto Caravana do Esporte representa um movimento de ação social pelo esporte educacional, pelo direito da criança à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, que reúne professores, atletas, instituições, organizações esportivas da sociedade civil e se traduz em ação de atendimento direto a crianças, adolescentes, professores da rede pública, educadores comunitários e lideranças comunitárias desenvolvidas em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
A Caravana vai a lugares isolados e com pouco ou nenhum acesso ao conhecimento ou boas práticas, que possam auxiliar essas populações a se desenvolverem e os governos municipais a implementar novas políticas.
Os municípios atendidos são indicados pelo Unicef; a metodologia aplicada é coordenada pelo IEE; e a ESPN Brasil transforma as visitas às cidades em documentários veiculados mensalmente na TV. A Coordenação-Geral do Projeto é de responsabilidade do IEE e ESPN/ Brasil.





Conceito: o ideal; criatividade: o real

Num dia desses conversando com um amigo, fiquei surpreso com seu entusiasmo ao falar sobre uma modalidade da escalada, o boulder. Disse que estava praticando a três meses, e que a modalidade não exigia grandes investimentos ( mosquetões, cordas etc ), pois o boulder é realizado em pedras com altura máxima de 6 metros, sendo necessário um Crash pad, um tipo de colchão que amortece a queda. Mencionou sobre a flexibilidade, força e técnica e enfatizou o aumento do tônus muscular.
Alguns dias depois observando as crianças brincando no condomínio onde moro, identifiquei que o contexto é corriqueiro. Uma turma de aproximadamente 12 meninos, entre 7 e 11 anos jogando futebol, alguns esperando sua vezes de jogar, outros não participam, as meninas ficam em algum dos bancos do espaço conversando.
Resolvi chamar meu filho ( que faz parte da galera que não gosta muito do futebol ) para brincar de escalar o playground. Ele e um amigo se interessaram pela proposta. Falei sobre o conceito do boulder, valorizei a força exigida na modalidade. O desafio era passar por baixo de uma casinha sem colocar os pés no chão. Os dois toparam na hora, e rapidamente decidiram quem seria o primeiro. Depois de algumas tentativas ambos tiveram sucesso, e solicitaram novos desafios. Passaram usando só as mãos, pés e mãos, um auxiliando o outro, segurando em correntes. Esgotadas as possibilidades de transpor os desafios, eles sugeriram passar por baixo do gira-gira sem encostar o corpo no chão. Nesse momento me dei conta que o grupo havia aumentado, de 02 para 07 e que 4 desses eram da turma de futebol. A brincadeira continuou.
Surpreso com o resultado fiz alguns questionamentos a mim mesmo: será que o futebol é realmente um fenômeno e as outras modalidades não? a mídia faz toda a diferença quando uma criança escolhe a modalidade que deseja praticar? se não houvesse a mídia divulgando as modalidades esportivas, o que chamaria a atenção de uma criança na escolha da modalidade? como o professor deve pensar suas aulas para entusiasmar os alunos? o conceito aprofundado de uma modalidade pode engessar a criatividade do professor?
Refletindo.................




  

Ampliando os canais de disseminação dos conhecimentos

Novas tecnologias, além de desafiadoras, são grandes possibilidades de agregar conhecimentos. No meu caso, conhecimentos e ferramentas que sejam significativas e tenham relação direta ou indireta com a Educação Física/ Educação. Trocas idéias, informações e experiências com outros professores e profissionais dos diversos segmentos. Ampliar a visão de mundo. Escolhi a ferramenta " Blog", pois vejo nela oportunidade de apresentar meus conhecimentos/ experências práticos e teóricos, de forma simples, porém com resultados significantes.