segunda-feira, 2 de abril de 2012

Educação transformadora: Justiça, liberdade e verdade.

Para que a educação seja transformadora, deve ser sobre tudo crítica. Deve constituir-se em uma crítica radial da sociedade em que vivemos, crítica essa que, ao desvelar a realidade humana-social em suas contradições, baseie-se na crença em valores morais como justiça, verdade e liberdade, que se devem estender à humanidade como um todo. Sem uma visão crítica da realidade atual, a colocação de idéias perde o sentido, pois estará desvinculada da vida real. A crítica fundada nesses valores permite ao educador identificar as diferentes formas de injustiças,opressão e alienação que se efetivam no desenrolar do processo histórico de dominação e, a partir dessa crítica,optar por práticas educativas que visem atingir objetivos de libertação do homem e de justiça social.

A educação transformadora busca promover a liberdade pessoal, levando o aluno a um autoconhecimento que lhe possibilite superar suas próprias contradições, desenvolvendo a capacidade de compreender a si mesmo e a seu mundo, desvelando as mútuas relações que, tanto em nível pessoal como social, são historicamente condicionadas.

Fragmentos do livro: Sentir, pensar e agir. Maria Augusta Salin Gonçalves

Você já ouviu falar em Apolonio de Carvalho?

Apolonio de Carvalho foi um revolucionário que lutou pelas liberdades democráticas e sociais. No século XX, grandes acontecimentos sociais e políticos fizeram parte de suas trajetória, a Guerra Civil e Espanhola, Insurreição de 1935, a Resistência Francesa contra o Nazismo, a luta contra a Ditadura militar, o exílio, a anistia e a reconstrução democrática no Brasil.
No dia 31/03 foi aberta uma exposição contando a "trajetória de um libertário", no Memorial da Resistência de São Paulo. A exposição ficará na capital paulista até o dia 1º de julho.






sábado, 31 de março de 2012

A quem pertence a internet?


Pressão da sociedade e falta de apoio no Congresso estadunidense causaram o adiamento da votação do Sopa (Pare com a pirataria on-line) e do Pipa ( Ato pela proteção da Propriedade Intelectual) em prazo indefinido. As duas propostas visam bloquear o acesso a sites e aplicações na internet que sejam consideradas violadoras da propriedade intelectual estadunidense. 
A sociedade estadunidense está insatisfeita com o Congresso e a percepção é que congressistas só ouvem o lobby e não o interesse público. Hoje apenas 9% dos americanos aprovam o trabalho do Congresso, uma baixa histórica. O Sopa e o Pipa, são exemplos de medidas que justificam essa desaprovação.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Jogo de basquete " Desafio de arremessos"


Descrição do jogo:
O professor irá sugerir um desafio ao grupo: realizar dez cestas o mais rápido que puderem. Para que o desafio seja cumprido, os alunos deverão arremessar a bola ao cesto a partir de um ponto determinado (é importante que a distância seja adequada ao nível de habilidade das crianças). A cada arremesso convertido, 1 ponto será considerado e outro aluno poderá dar seqüência no jogo. Caso o arremesso não seja convertido, o aluno seguinte deve recuperar a bola após um “pingo” no chão para dar seqüência na pontuação. Ele deve arremessar do local onde pegou a bola. Só podem pegar a bola os alunos que ainda não arremessaram e, se a bola tocar no solo duas ou mais vezes, o placar é zerado e  o jogo reiniciado.

O que se aprende nesse jogo:
Arremesso com precisão, construção de estratégias coletivas, atenção e concentração, velocidade de reação.

Sugestões: Diversificações na variável gestos:
Arremessar de formas diferentes (parado ou em movimento, com as duas mãos, com a mão esquerda ou com a mão direita, com salto, combinando o drible e o arremesso, etc).



quinta-feira, 8 de março de 2012

Rede de multiplicadores de esporte educacional 8º encontro de formação


Mais uma etapa cumprida. Nos dias 06 e 07 de março de 2012, a Rede de multiplicadores de esporte educacional realizou o 8º encontro de formação. Na Vila Olímpica de Manaus, aproximadamente 70 professores apresentaram suas conquista e avanços de 2011. A motivação e entusiasmo durante as falas demonstram o comprometimento do municípios com a proposta do programa.
Estiveram presentes representantes dos municípios de Manacapuru, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Silves, Iranduba e Manaus.

Município de Silves organizando a apresentação
















Manacapuru recebendo bunner da Rede de Multiplicadores



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Jogo de basquete " Basquete rápido"


Faixa etária: a partir de 09 anos
Nome do jogo: Basquete rápido
Material: bolas de basquete, cestos.

Descrição do jogo:
Dividir os alunos em trios. Quatro trios jogarão entre si, ou seja ficarão próximo do mesmo aro. O professor ira enumerar os grupos, 01, 02, 03 e 04. O jogo se dará da seguinte forma: os trios 01 e 02 estarão na quadra os outros dois fora. A equipe que converte a cesta primeiro permanecerá na quadra, e na seqüência entra a equipe da vez (equipe 03). Entre a saída da equipe que perdeu e a entrar da próxima equipe não há intervalo, ou seja se a equipe ganhou pegar a bola poderá realizar a cesta eliminando a equipe que esta entrando.
Ganha o jogo a equipe que permanecer mais vezes na quadra.
O que se aprende nesse jogo:
Arremessar com precisão, velocidade de reação.
Variável pessoas:
Menos equipes e mais pessoas por equipe, mais equipes e menos pessoas por equipe.

Desenho do jogo:

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Jogo de basquete "Desafio de arremessos"


Descrição do jogo:
O professor irá fazer um desafio ao grupo: realizar dez cestas. Para que o desafio seja cumprido, os alunos deverão arremessar a bola ao cesto, caso convertido o arremesso será considerado 01 ponto e um outro alunos irá arremessar. Caso o arremesso não seja convertido para dar seqüência na pontuação, após a bola tocar ao chão um dos alunos deverá pegá-la no alto, esse irá arremessar do local onde pegou a bola. Observação: só pode pegar a bola os alunos que ainda não arremessaram. Se a bola tocar o chão duas ou mais vezes a pontuação será reiniciada.
O que se aprende nesse jogo:
Arremessar, construir estratégias em grupo, atenção,velocidade de reação.
Variável gesto:
Arremessar parado, saltar, driblar e arremessar.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Amazonas, visitas de monitoramento


Conhecer a realidade do nosso pais é muito gratificante, principalmente quando o assunto é educação. Durante o mês de outubro estive em quatro municípios do Amazonas realizando visitas de monitoramento (Silves,Rio Preto da Eva, Itacoatiara e Iranduba). Outros cinco municípios fazem parte da REDE DE MULTIPLICADORES DE ESPORTE EDUCACIONAL , são eles: Manaus, Borba, Manacapuru, Benjamim Constate e Presidente Figueiredo.
Escola M. Ivanilde Braga Rio Preto da Eva AM
Crianças chegando na escola Rio Preto da Eva
Professores Iranduba
Ginásio Municipal Iranduba AM
Espaço das aulas de educação física  Rio Preto da Eva
Evento de integração Itacoatiara AM
Professores da rede de multiplicadores Itacoatiara AM
Professor de Silves aplicando jogo Jemerson
Turma de esporte educacional Silves AM
Entrada da cidade de Silves AM



segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Jogo "Drible dentro e bola fora" BASQUETE


Faixa etária: 6 anos em diante
Nome do jogo: Drible dentro, bola fora
Material: Bolas de basquete, vôlei, borracha

Descrição do jogo:
O jogo consiste em apresentar aos alunos o fundamento drible (quicar a bola ao chão). Observação: o professor pode possibilitar que todos os alunos realizem o fundamento (cada um do seu jeito), em seguida ele irá demonstrar a forma de execução exigida pela modalidade ( baixos, altos, ritmo lento e acelerado ). “ O jogo” Dentro de um circulo ficarão X alunos todos com bola, e a mesma quantidade fora, sem bola.
Objetivo de quem esta dentro do circulo: driblar sua bola e tentar tirar a bola dos outros. Quem perde a posse de bola sairá do circulo. O aluno que tirou a bola permanece e marcar pontos. Objetivo de quem esta fora: pegar as bolas que saem e ou tentar pegar a bola de quem esta dentro, sem invadir o circulo. Quando em posse de bola, o aluno que esta fora entrará para o circulo.
Variações: Caso o professor observe que os alunos driblam a bola com as duas mãos ao mesmo tempo, solicitar que o façam apenas com uma das mãos. Driblar com a mão não dominante. Só dribles altos, só dribles baixos. Segurar apenas uma vez. Não pode segurar a bola.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Metade dos jovens de 14 anos já superou escolaridade de suas mães


Mais da metade (51,45%) dos adolescentes de 14 anos do país já têm escolaridade superior à de suas mães. Entre os jovens dessa faixa etária, 71% cursam os três últimos anos do ensino fundamental e 9,5% estudam no ensino médio. Os dados indicam uma baixa escolaridade das mães de alunos dessa faixa etária que apresentam, em média, 7,32 anos.
O levantamento foi feito pelo programa Todos pela Educação e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números indicam que a atual geração de crianças e jovens está superando a trajetória escolar de seus pais, mas também confirmam a baixa escolaridade de boa parte da população adulta.
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