segunda-feira, 18 de março de 2013

Escolas empobrecidas

 A escola vive uma profunda crise de legitimidade*. O mundo mudou, ficou complexo, novas demandas surgiram. Os estudantes na escola também são outros, diversos na origem e nos interesses. Os professores carecem de condições para um trabalho digno. A sociedade alterou suas expectativas referentes à escola e, assim, criou-se um complicado jogo de múltiplas contradições e, para essa complexidade, não cabem respostas e políticas simplistas.

Afinal, para que a escola existe? Para formar adequadamente as gerações futuras ou para preparar os estudantes para avaliações externas como Enem, Saresp, Prova Brasil, Pisa etc.?
http://www.cartacapital.com.br/sociedade/escolas-empobrecidas-sem-historia-nem-geografia/

Entre a escola e universidade

Em dezembro de 2012, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apresentaram uma proposta para solucionar a desigualdade social que marca as salas de aula do ensino superior público paulista: reservar, a partir de 2014, 50% das vagas de cada curso e de cada turno aos alunos do ensino público. Desse contingente, 35% serão para alunos pretos, pardos e indígenas.

http://www.cartacapital.com.br/carta-na-escola/entre-a-escola-e-a-universidade/

Professor de educação física atuando em CAPS

Olá a todos, segue sugestão de atuação para professores de educação física. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) contratam educadores físicos para atuar com usuários/ pacientes realizando atividades relacionadas a saúde, lazer e entretenimento.


REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL 

Diretrizes
• Respeito aos direitos humanos, garantindo a autonomia, a liberdade e o exercício da 
cidadania;
• Promoção da equidade, reconhecendo os determinantes sociais da saúde;
• Garantia do acesso e da qualidade dos serviços, ofertando cuidado integral e assistência multiprofissional, sob a lógica interdisciplinar;
• Ênfase em serviços de base territorial e comunitária, diversificando as estratégias de cuidado com participação e controle social dos usuários e de seus familiares;
• Organização dos serviços em rede de atenção à saúde regionalizada, com estabelecimento de ações intersetoriais para garantir a integralidade do cuidado;
• Desenvolvimento da lógica do cuidado centrado nas necessidades das pessoas com transtornos mentais, incluídos os decorrentes do uso de substâncias psicoativas.

Objetivos
     Ampliar o acesso à atenção psicossocial da população em geral;
• Promover a vinculação das pessoas em sofrimento/transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas e suas famílias aos pontos de atenção;
• Garantir a articulação e integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento, do acompanhamento contínuo e da atenção às urgências.


domingo, 17 de março de 2013

Fernando Pessoa


Educação popular

Compreende-se a educação popular, fundamentada no referencial teórico-metodológico freiriano, como uma concepção de educação, realizada por meio de processos contínuos e permanentes de formação, que possui a intencionalidade de transformar a realidade a partir do protagonismo dos sujeitos. Essa coordenadoria vivencia esta concepção ao realizar ações conjuntas com educadores populares, lideranças de movimentos, redes e organizações sociais populares, como também equipes responsáveis pela implantação e controle social das políticas públicas.

http://www.paulofreire.org/programas-e-projetos/educacao-popular

Abertura da Conferência pelos 80 anos do Manifesto do Pioneiros

Em 1932, muitos intelectuais brasileiros já se preocupavam e buscavam novos rumos e mais investimentos para a Educação. Assim, um grupo deles, entre professores, artistas e escritores, se reuniram e lançaram o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, propondo uma Educação mais crítica e democrática, com destaque para a criação de um Sistema Nacional de Educação. Para comemorar o 80º aniversário e reconhecer a importância desse histórico documento da educação brasileira, o Ministério da Educação e Cultura (MEC), em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), realiza, de 11 a 13 de março, uma Conferência para “discutir, no contexto dos desafios contemporâneos da educação brasileira, algumas contribuições de especialistas para a concretização dessa antiga aspiração”.

Ação e educação


O poeta não morreu


Pedagogia da indignação

A mim me dá pena e preocupação quando convivo com famílias que experimentam a "tirania da liberdade" em que as crianças podem tudo: gritam, riscam as paredes, ameaçam as visitas em face da autoridade complacente dos pais que se pensam ainda campeões de liberdade.

Paulo Freire

Tim Maia