quarta-feira, 2 de maio de 2012
Concepção dualista do homem
A concepção dualista do homem está implícita na tendência de biologização da Educação Física. Essa tendência tem como objetivos principais a manutenção da saúde corporal, a aquisição da aptidão física, que envolve o desenvolvimento de capacidades físicas e habilidades motoras, e a performance desportiva. Revelá-se, na prática escolar, em atividades físicas que caracterizam principalmente pela execução de movimentos mecânicos, destituídos de sentido para o aluno e, em geral, transmitido por comando pelo professor, cabendo ao aluno obedecer e imitar. A avaliação se dá somente por meio de critérios de rendimento e produtividade, privilegiando os alunos com maior capacidade desportiva.
Essa tendência valoriza sobretudo a competição e a formação tecnicista do atleta, em detrimento de princípios educacionais. Na prática desportiva, é favorecida uma forma de atuação, em que a performance técnica e tática é valorizada e avaliada sobretudo segundo modelos padronizados.
Essa tendência dissocia a Educação Física de um conceito de Educação, aproximando-se mais de um conceito de adestramento físico. Aliados a essa concepção, estão as tendências à militarização e à higienização, que perpassam a Educação Física.
A concepção antropológica implícita nessa tendência é de um profundo dualismo entre corpo e espírito. Educação Física, nessa perspectiva, visualiza sobretudo o corpo, vendo-o dissociado do homem com um todo ou como um instrumento da alma. O movimento deixa de ser o movimento de um ser total, cujo significado brota de sua interioridade, para tornar-se algo mecânico, direcionado desde fora e realizado com um mínimo de participação da sensibilidade e da afetividade, apenas uma reação a estímulos do meio.
Maria Augusta Salim Gonçalves
Simpósio de atividades físicas adaptadas
Entre os dias 17 a 20 de maio no SESC São Carlos, estará acontecendo a 15ª edição do " Simpósio de atividades físicas adaptadas". A finalidade, divulgar os conhecimentos produzidos por cientistas e profissionais da área de educação física adaptada, promovendo a inserção de pessoas de diversas faixas etária com necessidades especiais, em atividades esportivas e físicas.
Será realizado debates buscando assim conscientizar da necessidade de evitarmos preconceitos e discriminação em relação às nossas diferenças, considerando a importância de se valorizar uma visão holística dos seres humanos.
Público alvo: professores e alunos de educação física, fisioterapia, psicologia, educação especial, pedagogia.
Inscrições até o dia 13 de maio.
Mais informações:
Basketball game "Challenge pitches"
Game Description:
The teacher will suggest a challenge to the group: perform tenbaskets as fast as you can. For the challenge is met, students should throw the ball to the basket from a certain point (it is important that the distance is appropriate to the skill level of children). At each frame converted, a point will be considered andanother student may give the sequence in the game. If the pitch is not converted, the next student must retrieve the ball after a "dot" on the ground in order to record the score. He must throw the ball tookplace. They can only catch the ball students who have not hurled, and if the ball touches the ground twice or more, the score is resetand the game restarted.
What you learn in this game:
Pitching with precision construction of collective strategies,attention and concentration, reaction speed.
Suggestions: diversification in the variable gestures:
Throw in different ways (stationary or moving, with both hands, with your left hand or right hand, with heels, combining dribbling andshooting, etc.).
terça-feira, 1 de maio de 2012
Educators will be where? In graves that have been hiding?
Educators will be where? What holes will be hidden? Teachers, there are thousands. But teacher's profession is not something that is defined inside, love. Educator, by contrast, is not profession, a vocation. And every vocation is born of great love and great hope.
Professions and vocations are like plants. Thrive and flourish in niches, all that precarious situations that make them possible and - who knows? - Necessary. Destroyed the habitat, life goes on shrinking, fading, sad, myrrh, enters the bottom of the earth, and eventually disappear.
With the advent of industry and the artisan could survive? It was transformed into second-class worker until he died of grief and longing. The same with the drovers, who relied on narrow trails and solitude, who died when the asphalt and the car arrived. Target also had the sad apothecary, without the resources to survive in a world of drugs ready. It was devoured in cannibalistic feast of multinationals.
And the educator? What has happened to him? there will still be the ecological niche that makes possible its existence? He is left with some space? Did someone give you a word or listen? Deserve to survive? Have any economic or social function to play?
Once cut the virgin forest, everything changes. It is true that it is possible to plant eucalyptus, this shameless race that grows quickly to replace the old trees that no one saw the birth of secular or planted. For some tastes, is even more beautiful: all lined up in a permanent position sense, prepared for cutting. And for profit.Above all, go to the mysteries, the shadows unentered and unknown, the silences, the places not yet visited. The space is rationalized under the requirement of organização.Os winds will no longer be ridden by mysterious spirits, because they all speak only of figures, finance and business.
It may be that educators are confused with teachers, just as one can say jequitibá and eucalyptus, is not all tree wood? At the end does not give all the same?
No, it gives all the same, because each tree is the revelation of a habitat, each has a specific world citizenship. The first, the mystery world, the second in the world of organization, institutions, finance.There is a tree that has personality, and the ancients believed that they possessed a soul. Is that tree, different from all that he felt things that no one felt. There are others that are absolutely identical to each other, which can be replaced quickly and without problems.
I would say that educators are with the old trees. They have a face, a name, a "story" being told. They inhabit a world where what matters is the relationship that binds them to the students, each student is an "entity", carries a name, also a "story", suffering sorrows and raising hopes. And education is something to happen in these invisible space and dense, it comes down to two. Space craft.
Fragments of the book "Talking to those who like to teach" Ruben Alves
Jogo de rebater " Tamboréu"
O tamboréu é uma boa opção para os professores que estão tematizando jogos de rebater e pretendem ampliar o conhecimento dos aluno. Suas regras são simples, o espaço pode ser adaptado (quadras, campos de terra batida, etc), a bola é a mesma do tênis, a rede pode ser de voleibol ou corda, o instrumento tamboréu é composto de um aro e tampa de qualquer madeira, com diâmetro máximo de 26 cm. A confecção desse instrumento pode ser realizado com os alunos.
segunda-feira, 30 de abril de 2012
Macbeth - William Shakespeare
Segue dica de leitura " Macbeth - William Shakespeare".
É a tragédia shakesperiana mais curta escrita por volta de 1603 e 1606. Conto clássico de ambições frustradas e ganância.
Macbeth e seu amigo, Banquo, voltavam vitoriosos de uma batalha pelo reino da Escócia quando encontraram três bruxas. As estranhas irmãs saudaram Banquo como o pai de reis e a Macbeth como Barão de Cawdor, que se tornará rei. Pouco depois, Macbeth descobre que o Rei Ducan acabara de tornar Macbeth Barão de Cawdor...........
O site abaixo tem a obra em PDF, porém em formato de roteiro.
Boa leitura
domingo, 29 de abril de 2012
quinta-feira, 26 de abril de 2012
Rubem Alves: Aprender a Aprender
"O aprendido é tudo aquilo que fica depois que o esquecimento fez o seu trabalho"
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