segunda-feira, 18 de março de 2013

Professor de educação física atuando em CAPS

Olá a todos, segue sugestão de atuação para professores de educação física. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) contratam educadores físicos para atuar com usuários/ pacientes realizando atividades relacionadas a saúde, lazer e entretenimento.


REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL 

Diretrizes
• Respeito aos direitos humanos, garantindo a autonomia, a liberdade e o exercício da 
cidadania;
• Promoção da equidade, reconhecendo os determinantes sociais da saúde;
• Garantia do acesso e da qualidade dos serviços, ofertando cuidado integral e assistência multiprofissional, sob a lógica interdisciplinar;
• Ênfase em serviços de base territorial e comunitária, diversificando as estratégias de cuidado com participação e controle social dos usuários e de seus familiares;
• Organização dos serviços em rede de atenção à saúde regionalizada, com estabelecimento de ações intersetoriais para garantir a integralidade do cuidado;
• Desenvolvimento da lógica do cuidado centrado nas necessidades das pessoas com transtornos mentais, incluídos os decorrentes do uso de substâncias psicoativas.

Objetivos
     Ampliar o acesso à atenção psicossocial da população em geral;
• Promover a vinculação das pessoas em sofrimento/transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas e suas famílias aos pontos de atenção;
• Garantir a articulação e integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento, do acompanhamento contínuo e da atenção às urgências.


domingo, 17 de março de 2013

Fernando Pessoa


Educação popular

Compreende-se a educação popular, fundamentada no referencial teórico-metodológico freiriano, como uma concepção de educação, realizada por meio de processos contínuos e permanentes de formação, que possui a intencionalidade de transformar a realidade a partir do protagonismo dos sujeitos. Essa coordenadoria vivencia esta concepção ao realizar ações conjuntas com educadores populares, lideranças de movimentos, redes e organizações sociais populares, como também equipes responsáveis pela implantação e controle social das políticas públicas.

http://www.paulofreire.org/programas-e-projetos/educacao-popular

Abertura da Conferência pelos 80 anos do Manifesto do Pioneiros

Em 1932, muitos intelectuais brasileiros já se preocupavam e buscavam novos rumos e mais investimentos para a Educação. Assim, um grupo deles, entre professores, artistas e escritores, se reuniram e lançaram o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, propondo uma Educação mais crítica e democrática, com destaque para a criação de um Sistema Nacional de Educação. Para comemorar o 80º aniversário e reconhecer a importância desse histórico documento da educação brasileira, o Ministério da Educação e Cultura (MEC), em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), realiza, de 11 a 13 de março, uma Conferência para “discutir, no contexto dos desafios contemporâneos da educação brasileira, algumas contribuições de especialistas para a concretização dessa antiga aspiração”.

Ação e educação


O poeta não morreu


Pedagogia da indignação

A mim me dá pena e preocupação quando convivo com famílias que experimentam a "tirania da liberdade" em que as crianças podem tudo: gritam, riscam as paredes, ameaçam as visitas em face da autoridade complacente dos pais que se pensam ainda campeões de liberdade.

Paulo Freire

Tim Maia


domingo, 27 de janeiro de 2013

Fernando Haddad fala sobre a insatisfação dos paulistanos


Paulistanos atribuem nota 4,7 para qualidade de vida na cidade

Pesquisa revela insatisfação dos paulistanos com a Cidade de São Paulo, diz Oded Grajew, da Rede Nossa São Paulo, organização responsável pelo levantamento.
Divulgada pela Rede Nossa São Paulo nesta quinta-feira (17/1), a 4ª edição do Irbem (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município), pesquisa sobre o nível de satisfação dos paulistanos, revelou que os moradores da cidade atribuem nota 4,7 para a qualidade de vida na cidade, numa escala de 1 a 10 em que o ponto médio é 5,5. “É o menor indicador que tivemos desde o início da avaliação”, afirmou Márcia Cavallari, CEO do Ibope, organização que executou o levantamento do Irbem 2013.

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http://www3.ethos.org.br/cedoc/irbem-paulistanos-dao-nota-47-para-qualidade-de-vida-na-cidade/#.UQWTNCcmfjI