terça-feira, 19 de março de 2013

Professor educador Júlio Machada


Ampliando o universo cultural "Índios do Xingu"

Hélio Mello, fotografo da cultura indígena apresenta fotos inédias da cultura Xingu. Únicas imagens do ritual de homenagem aos mortos o "Quarup".
Confira....

https://www.youtube.com/watch?v=_fkHYCGCVrw&feature=endscreen

Pedagogia da roda "Tião Rocha"


Diferença entre professor e educador


O professor tem a função de transmitir o seu conhecimento, enquanto o educador é comprometido com a formação integral do ser humano e com a sua interação com a família e a sociedade.   O professor sai de casa para mais um dia de aula, enquanto o educador busca formas para promover a transformação do seu aluno. O professor vê no erro do aluno apenas um erro enquanto o educador o vê como fase de transição no processo de aprendizagem.  O professor impõe seus ideais como centro do conhecimento, enquanto o educador é um mediador da relação ensino-aprendizagem.

Por fim, na transcendência da figura do professor para a figura do educador são necessários ingredientes como: humildade, discernimento, relacionamento, atitude e compromisso. Dessa forma, os educadores terão a formação necessária para o exercício não apenas de uma profissão, mas a realização de um ideal de vida.


Pedagogia atual "o educador"

A educação é um tema de grande reflexão para a sociedade. É nela que depositamos a nossa confiança para que nossos filhos tenham um futuro melhor. Os pais que têm uma melhor condição de vida procuram colocar seus filhos numa escola de maior qualidade. Nesse contexto, temos a figura do professor que é um dos principais referenciais na escola. A pedagogia atual entende que essa figura transcendeu e não é mais considerado professor e sim educador.

Casemiro de Abreu Neto

Alberto Santos Dumont


segunda-feira, 18 de março de 2013

Provocações com Ruben Alves


Ética


Escolas empobrecidas

 A escola vive uma profunda crise de legitimidade*. O mundo mudou, ficou complexo, novas demandas surgiram. Os estudantes na escola também são outros, diversos na origem e nos interesses. Os professores carecem de condições para um trabalho digno. A sociedade alterou suas expectativas referentes à escola e, assim, criou-se um complicado jogo de múltiplas contradições e, para essa complexidade, não cabem respostas e políticas simplistas.

Afinal, para que a escola existe? Para formar adequadamente as gerações futuras ou para preparar os estudantes para avaliações externas como Enem, Saresp, Prova Brasil, Pisa etc.?
http://www.cartacapital.com.br/sociedade/escolas-empobrecidas-sem-historia-nem-geografia/