terça-feira, 26 de março de 2013

Documentário "Carlos Marighella"


Yahoo compra aplicativo criado por adolescente


A Yahoo! anunciou na segunda-feira 25 a compra do aplicativo para leitura de notícias em telefones celulares Summly por uma quantia estimada entre 20 e 40 milhões de libras esterlinas (algo em torno de 30 a 60 milhões de dólares), segundo o jornal britânico London Evening Standard. O que impressiona é para quem o gigante Yahoo! pagou essa quantia milionária: um adolescente britânico de 17 anos.

Câmara de SP aprova fim da taxa de inspeção


A Câmara Municipal de São Paulo aprovou na quarta-feira 20, por 35 votos a 15, o projeto da base aliada de Fernando Haddad para dar fim à taxa de inspeção ambiental para veículos aprovados, promessa de campanha do prefeito petista. O projeto prevê o reembolso da inspeção (a forma será definida em 60 dias) e a dispensa, a partir de 2014, da vistoria para automóveis com até três anos de fabricação.
Pela nova norma, a a vistoria anual será obrigatória apenas para carros com dez anos de uso. Veículos de quatro a nove anos passarão pela inspeção a cada dois anos.
Antes da implementação das novas regras, todos os automóveis devem passar por inspeção ainda neste ano.

Cientistas americanos combateram a leucemia usando as próprias células da paciente


Cientistas americanos anunciaram na segunda-feira 25 o avanço em um novo tipo de terapia celular imunológica que fez desaparecer a leucemia em uma menina usando suas próprias células T reprogramadas para combater o câncer.
O estudo do caso de Emily “Emma” Whitehead, de 7 anos, gera a esperança de um novo caminho contra um tipo de leucemia forte, conhecida como leucemia linfoide aguda (LLA), que poderia inclusive substituir a necessidade de quimioterapia e transplantes de medula óssea algum dia.

Hélio Ziskind "aprender por afeto"

Um ratinho passeia em um carro, entra em sua toca e pula para a banheira. Ali, canta as partes do corpo e cria uma espécie de jogo que ensina a autonomia na hora do banho para as crianças. A música Ratinho Tomando Banho, uma das marcas do Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura, é um bom exemplo do universo criado por Hélio Ziskind na produção musical infantil. Autor de uma série de vinhetas para programas e de cerca de cem músicas para o programaCocoricó, Hélio consegue compor canções com teor educativo mantendo o seu aspecto lúdico, sem pender para o doutrinamento. Uma abordagem que pode ajudar a trabalhar grandes temas de educação, defende. “O que a música faz não é ensinar, mas criar um vínculo afetivo com determinado assunto”, explica. “Como a escola se propõe a estabelecer uma relação entre ensino e vida, a música é celebradora dessa passagem.”  

Leia mais...http://www.cartacapital.com.br/carta-fundamental/aprender-por-afeto/

Plano nacional de educação a favor da infância

O objetivo para a educação infantil do próximo decênio é universalizar o atendimento às crianças de 4 a 5 anos e garantir que metade dos brasileiros de 0 a 3 anos tenha uma vaga em creches até 2020. Diante do atual cenário – 81% da população de 4 e 5 anos é atendida e 18% de 0 a 3 anos – é um passo importante na democratização do acesso a essa modalidade de ensino historicamente negligenciada. No entanto, o sucesso para cumprir uma das 20 metas do novo Plano Nacional de Educação (PNE), em tramitação no Senado Federal, dependerá de fatores complexos, como formação de professores, investimento em novas estruturas e mudanças de paradigma, a começar pela prioridade dedicada à educação de crianças de 0 a 5 anos.

terça-feira, 19 de março de 2013

Professor educador Júlio Machada


Ampliando o universo cultural "Índios do Xingu"

Hélio Mello, fotografo da cultura indígena apresenta fotos inédias da cultura Xingu. Únicas imagens do ritual de homenagem aos mortos o "Quarup".
Confira....

https://www.youtube.com/watch?v=_fkHYCGCVrw&feature=endscreen

Pedagogia da roda "Tião Rocha"


Diferença entre professor e educador


O professor tem a função de transmitir o seu conhecimento, enquanto o educador é comprometido com a formação integral do ser humano e com a sua interação com a família e a sociedade.   O professor sai de casa para mais um dia de aula, enquanto o educador busca formas para promover a transformação do seu aluno. O professor vê no erro do aluno apenas um erro enquanto o educador o vê como fase de transição no processo de aprendizagem.  O professor impõe seus ideais como centro do conhecimento, enquanto o educador é um mediador da relação ensino-aprendizagem.

Por fim, na transcendência da figura do professor para a figura do educador são necessários ingredientes como: humildade, discernimento, relacionamento, atitude e compromisso. Dessa forma, os educadores terão a formação necessária para o exercício não apenas de uma profissão, mas a realização de um ideal de vida.


Pedagogia atual "o educador"

A educação é um tema de grande reflexão para a sociedade. É nela que depositamos a nossa confiança para que nossos filhos tenham um futuro melhor. Os pais que têm uma melhor condição de vida procuram colocar seus filhos numa escola de maior qualidade. Nesse contexto, temos a figura do professor que é um dos principais referenciais na escola. A pedagogia atual entende que essa figura transcendeu e não é mais considerado professor e sim educador.

Casemiro de Abreu Neto

Alberto Santos Dumont


segunda-feira, 18 de março de 2013

Provocações com Ruben Alves


Ética


Escolas empobrecidas

 A escola vive uma profunda crise de legitimidade*. O mundo mudou, ficou complexo, novas demandas surgiram. Os estudantes na escola também são outros, diversos na origem e nos interesses. Os professores carecem de condições para um trabalho digno. A sociedade alterou suas expectativas referentes à escola e, assim, criou-se um complicado jogo de múltiplas contradições e, para essa complexidade, não cabem respostas e políticas simplistas.

Afinal, para que a escola existe? Para formar adequadamente as gerações futuras ou para preparar os estudantes para avaliações externas como Enem, Saresp, Prova Brasil, Pisa etc.?
http://www.cartacapital.com.br/sociedade/escolas-empobrecidas-sem-historia-nem-geografia/

Entre a escola e universidade

Em dezembro de 2012, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apresentaram uma proposta para solucionar a desigualdade social que marca as salas de aula do ensino superior público paulista: reservar, a partir de 2014, 50% das vagas de cada curso e de cada turno aos alunos do ensino público. Desse contingente, 35% serão para alunos pretos, pardos e indígenas.

http://www.cartacapital.com.br/carta-na-escola/entre-a-escola-e-a-universidade/

Professor de educação física atuando em CAPS

Olá a todos, segue sugestão de atuação para professores de educação física. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) contratam educadores físicos para atuar com usuários/ pacientes realizando atividades relacionadas a saúde, lazer e entretenimento.


REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL 

Diretrizes
• Respeito aos direitos humanos, garantindo a autonomia, a liberdade e o exercício da 
cidadania;
• Promoção da equidade, reconhecendo os determinantes sociais da saúde;
• Garantia do acesso e da qualidade dos serviços, ofertando cuidado integral e assistência multiprofissional, sob a lógica interdisciplinar;
• Ênfase em serviços de base territorial e comunitária, diversificando as estratégias de cuidado com participação e controle social dos usuários e de seus familiares;
• Organização dos serviços em rede de atenção à saúde regionalizada, com estabelecimento de ações intersetoriais para garantir a integralidade do cuidado;
• Desenvolvimento da lógica do cuidado centrado nas necessidades das pessoas com transtornos mentais, incluídos os decorrentes do uso de substâncias psicoativas.

Objetivos
     Ampliar o acesso à atenção psicossocial da população em geral;
• Promover a vinculação das pessoas em sofrimento/transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas e suas famílias aos pontos de atenção;
• Garantir a articulação e integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento, do acompanhamento contínuo e da atenção às urgências.


domingo, 17 de março de 2013

Fernando Pessoa


Educação popular

Compreende-se a educação popular, fundamentada no referencial teórico-metodológico freiriano, como uma concepção de educação, realizada por meio de processos contínuos e permanentes de formação, que possui a intencionalidade de transformar a realidade a partir do protagonismo dos sujeitos. Essa coordenadoria vivencia esta concepção ao realizar ações conjuntas com educadores populares, lideranças de movimentos, redes e organizações sociais populares, como também equipes responsáveis pela implantação e controle social das políticas públicas.

http://www.paulofreire.org/programas-e-projetos/educacao-popular

Abertura da Conferência pelos 80 anos do Manifesto do Pioneiros

Em 1932, muitos intelectuais brasileiros já se preocupavam e buscavam novos rumos e mais investimentos para a Educação. Assim, um grupo deles, entre professores, artistas e escritores, se reuniram e lançaram o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, propondo uma Educação mais crítica e democrática, com destaque para a criação de um Sistema Nacional de Educação. Para comemorar o 80º aniversário e reconhecer a importância desse histórico documento da educação brasileira, o Ministério da Educação e Cultura (MEC), em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), realiza, de 11 a 13 de março, uma Conferência para “discutir, no contexto dos desafios contemporâneos da educação brasileira, algumas contribuições de especialistas para a concretização dessa antiga aspiração”.

Ação e educação


O poeta não morreu


Pedagogia da indignação

A mim me dá pena e preocupação quando convivo com famílias que experimentam a "tirania da liberdade" em que as crianças podem tudo: gritam, riscam as paredes, ameaçam as visitas em face da autoridade complacente dos pais que se pensam ainda campeões de liberdade.

Paulo Freire

Tim Maia


domingo, 27 de janeiro de 2013

Fernando Haddad fala sobre a insatisfação dos paulistanos


Paulistanos atribuem nota 4,7 para qualidade de vida na cidade

Pesquisa revela insatisfação dos paulistanos com a Cidade de São Paulo, diz Oded Grajew, da Rede Nossa São Paulo, organização responsável pelo levantamento.
Divulgada pela Rede Nossa São Paulo nesta quinta-feira (17/1), a 4ª edição do Irbem (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município), pesquisa sobre o nível de satisfação dos paulistanos, revelou que os moradores da cidade atribuem nota 4,7 para a qualidade de vida na cidade, numa escala de 1 a 10 em que o ponto médio é 5,5. “É o menor indicador que tivemos desde o início da avaliação”, afirmou Márcia Cavallari, CEO do Ibope, organização que executou o levantamento do Irbem 2013.

Leia mais

http://www3.ethos.org.br/cedoc/irbem-paulistanos-dao-nota-47-para-qualidade-de-vida-na-cidade/#.UQWTNCcmfjI

Internação compulsória de usuários de crack


A internação compulsória de usuários de crack no estado de São Paulo é considerada um retorno aos séculos XIX e XX , pois se internavam os indesejáveis com pretexto de curá-los. A opinião é do juiz de Direito e membro da Associação Juízes para a Democracia, João Batista Damasceno, crítico do papel que o Judiciário deve cumprir na tríade com o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no caso das internações contra a vontade dos viciados.

O juiz chama a atenção para o fato de que não é possível garantir a exatidão dos laudos médicos. Outra questão é que a lei que regulamenta a Reforma Psiquiátrica, de 2001 – e é base da resolução do governo paulista que autoriza a internação compulsória,  não se refere, em nenhum momento, a usuários de drogas, mas a pessoas com transtornos mentais.

Leia mais http://www.brasildefato.com.br/node/11664

Facebook anuncia nova ferramenta Graph Search


Mark Zuckerberg, criador e atual presidente do Facebook anunciou no dia 16 o Graph Search, um novo recurso de pesquisa que será disponibilizado na mais acessada rede social do mundo.
A ferramenta tornará possível encontrar conteúdos específicos a partir de uma busca mais precisa. Com ela, o usuário poderá encontrar repostas que relacionam amigos, fotos e interesses, exemplo “amigos do Rio de Janeiro que gostam de cinema”.


Projeto de lei contra a obesidade infatil


Projeto de lei, os PLs (1096/2011 e 193/2008) aprovados no final do ano na Assembleia Legislativa de São Paulo, têm o objetivo de combater a obesidade infantil, um mal que já afeta 30% das crianças e pode  ser visto como verdadeira epidemia em nosso país.
O primeiro deles veta a comercialização de lanches com brindes e o segundo restringe a publicidade de alimentos não saudáveis direcionada a crianças.

http://www.camara.gov.br/sileg/integras/905686.pdf

Estudantes do ensino médio da rede pública terão livro digital a partir de 2015


O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) abriu inscrições de obras destinadas a alunos e professores do ensino médio da rede pública para o ano letivo de 2015. As  editoras poderão inscrever livros digitais, cujo acesso pode ser feito em computadores ou em tablets. 
A versão digital deve vir acompanhada do livro impresso, ter o mesmo conteúdo e incluir conteúdos educacionais digitais como vídeos, animações, simuladores, imagens e jogos para auxiliar na aprendizagem.
A outra novidade é a aquisição de livros de arte para os alunos do ensino médio da rede pública. Os demais livros a serem comprados pelo governo são os de português, matemática, geografia, história, física, química, biologia, inglês, espanhol, filosofia e sociologia

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Mulher de peso "Maria Elizabete Jorge"

Conheci a Maria Elizabete "Bete do Peso" na caravana do esporte. Muito simples no jeito ser, mas com grande conhecimento sobre o levantamento. Suas conquistas, determinação e amor pelo que faz pelo Brasil vale ser lembrado.



Parte 1

Parte 2

quinta-feira, 24 de maio de 2012

O Valioso tempo dos maduros

Mario de Andrade

"Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para a frente do que já vivi até agora.

Tenho muito mais passado do que futuro.

Sinto-me como aquele menino que ganhou uma bacia de jabuticabas.
As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.
Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.

 Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados.

 Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.
Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha.
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos.

 Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral.

As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos.
Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa...

Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana, que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade...

Só há que caminhar perto de coisas e pessoas de verdade.
O essencial faz a vida valer a pena.
E para mim, basta o essencial."