terça-feira, 19 de março de 2013

Ampliando o universo cultural "Índios do Xingu"

Hélio Mello, fotografo da cultura indígena apresenta fotos inédias da cultura Xingu. Únicas imagens do ritual de homenagem aos mortos o "Quarup".
Confira....

https://www.youtube.com/watch?v=_fkHYCGCVrw&feature=endscreen

Pedagogia da roda "Tião Rocha"


Diferença entre professor e educador


O professor tem a função de transmitir o seu conhecimento, enquanto o educador é comprometido com a formação integral do ser humano e com a sua interação com a família e a sociedade.   O professor sai de casa para mais um dia de aula, enquanto o educador busca formas para promover a transformação do seu aluno. O professor vê no erro do aluno apenas um erro enquanto o educador o vê como fase de transição no processo de aprendizagem.  O professor impõe seus ideais como centro do conhecimento, enquanto o educador é um mediador da relação ensino-aprendizagem.

Por fim, na transcendência da figura do professor para a figura do educador são necessários ingredientes como: humildade, discernimento, relacionamento, atitude e compromisso. Dessa forma, os educadores terão a formação necessária para o exercício não apenas de uma profissão, mas a realização de um ideal de vida.


Pedagogia atual "o educador"

A educação é um tema de grande reflexão para a sociedade. É nela que depositamos a nossa confiança para que nossos filhos tenham um futuro melhor. Os pais que têm uma melhor condição de vida procuram colocar seus filhos numa escola de maior qualidade. Nesse contexto, temos a figura do professor que é um dos principais referenciais na escola. A pedagogia atual entende que essa figura transcendeu e não é mais considerado professor e sim educador.

Casemiro de Abreu Neto

Alberto Santos Dumont


segunda-feira, 18 de março de 2013

Provocações com Ruben Alves


Ética


Escolas empobrecidas

 A escola vive uma profunda crise de legitimidade*. O mundo mudou, ficou complexo, novas demandas surgiram. Os estudantes na escola também são outros, diversos na origem e nos interesses. Os professores carecem de condições para um trabalho digno. A sociedade alterou suas expectativas referentes à escola e, assim, criou-se um complicado jogo de múltiplas contradições e, para essa complexidade, não cabem respostas e políticas simplistas.

Afinal, para que a escola existe? Para formar adequadamente as gerações futuras ou para preparar os estudantes para avaliações externas como Enem, Saresp, Prova Brasil, Pisa etc.?
http://www.cartacapital.com.br/sociedade/escolas-empobrecidas-sem-historia-nem-geografia/

Entre a escola e universidade

Em dezembro de 2012, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apresentaram uma proposta para solucionar a desigualdade social que marca as salas de aula do ensino superior público paulista: reservar, a partir de 2014, 50% das vagas de cada curso e de cada turno aos alunos do ensino público. Desse contingente, 35% serão para alunos pretos, pardos e indígenas.

http://www.cartacapital.com.br/carta-na-escola/entre-a-escola-e-a-universidade/

Professor de educação física atuando em CAPS

Olá a todos, segue sugestão de atuação para professores de educação física. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) contratam educadores físicos para atuar com usuários/ pacientes realizando atividades relacionadas a saúde, lazer e entretenimento.


REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL 

Diretrizes
• Respeito aos direitos humanos, garantindo a autonomia, a liberdade e o exercício da 
cidadania;
• Promoção da equidade, reconhecendo os determinantes sociais da saúde;
• Garantia do acesso e da qualidade dos serviços, ofertando cuidado integral e assistência multiprofissional, sob a lógica interdisciplinar;
• Ênfase em serviços de base territorial e comunitária, diversificando as estratégias de cuidado com participação e controle social dos usuários e de seus familiares;
• Organização dos serviços em rede de atenção à saúde regionalizada, com estabelecimento de ações intersetoriais para garantir a integralidade do cuidado;
• Desenvolvimento da lógica do cuidado centrado nas necessidades das pessoas com transtornos mentais, incluídos os decorrentes do uso de substâncias psicoativas.

Objetivos
     Ampliar o acesso à atenção psicossocial da população em geral;
• Promover a vinculação das pessoas em sofrimento/transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas e suas famílias aos pontos de atenção;
• Garantir a articulação e integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento, do acompanhamento contínuo e da atenção às urgências.


domingo, 17 de março de 2013

Fernando Pessoa


Educação popular

Compreende-se a educação popular, fundamentada no referencial teórico-metodológico freiriano, como uma concepção de educação, realizada por meio de processos contínuos e permanentes de formação, que possui a intencionalidade de transformar a realidade a partir do protagonismo dos sujeitos. Essa coordenadoria vivencia esta concepção ao realizar ações conjuntas com educadores populares, lideranças de movimentos, redes e organizações sociais populares, como também equipes responsáveis pela implantação e controle social das políticas públicas.

http://www.paulofreire.org/programas-e-projetos/educacao-popular

Abertura da Conferência pelos 80 anos do Manifesto do Pioneiros

Em 1932, muitos intelectuais brasileiros já se preocupavam e buscavam novos rumos e mais investimentos para a Educação. Assim, um grupo deles, entre professores, artistas e escritores, se reuniram e lançaram o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, propondo uma Educação mais crítica e democrática, com destaque para a criação de um Sistema Nacional de Educação. Para comemorar o 80º aniversário e reconhecer a importância desse histórico documento da educação brasileira, o Ministério da Educação e Cultura (MEC), em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), realiza, de 11 a 13 de março, uma Conferência para “discutir, no contexto dos desafios contemporâneos da educação brasileira, algumas contribuições de especialistas para a concretização dessa antiga aspiração”.

Ação e educação


O poeta não morreu


Pedagogia da indignação

A mim me dá pena e preocupação quando convivo com famílias que experimentam a "tirania da liberdade" em que as crianças podem tudo: gritam, riscam as paredes, ameaçam as visitas em face da autoridade complacente dos pais que se pensam ainda campeões de liberdade.

Paulo Freire

Tim Maia


domingo, 27 de janeiro de 2013

Fernando Haddad fala sobre a insatisfação dos paulistanos


Paulistanos atribuem nota 4,7 para qualidade de vida na cidade

Pesquisa revela insatisfação dos paulistanos com a Cidade de São Paulo, diz Oded Grajew, da Rede Nossa São Paulo, organização responsável pelo levantamento.
Divulgada pela Rede Nossa São Paulo nesta quinta-feira (17/1), a 4ª edição do Irbem (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município), pesquisa sobre o nível de satisfação dos paulistanos, revelou que os moradores da cidade atribuem nota 4,7 para a qualidade de vida na cidade, numa escala de 1 a 10 em que o ponto médio é 5,5. “É o menor indicador que tivemos desde o início da avaliação”, afirmou Márcia Cavallari, CEO do Ibope, organização que executou o levantamento do Irbem 2013.

Leia mais

http://www3.ethos.org.br/cedoc/irbem-paulistanos-dao-nota-47-para-qualidade-de-vida-na-cidade/#.UQWTNCcmfjI

Internação compulsória de usuários de crack


A internação compulsória de usuários de crack no estado de São Paulo é considerada um retorno aos séculos XIX e XX , pois se internavam os indesejáveis com pretexto de curá-los. A opinião é do juiz de Direito e membro da Associação Juízes para a Democracia, João Batista Damasceno, crítico do papel que o Judiciário deve cumprir na tríade com o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no caso das internações contra a vontade dos viciados.

O juiz chama a atenção para o fato de que não é possível garantir a exatidão dos laudos médicos. Outra questão é que a lei que regulamenta a Reforma Psiquiátrica, de 2001 – e é base da resolução do governo paulista que autoriza a internação compulsória,  não se refere, em nenhum momento, a usuários de drogas, mas a pessoas com transtornos mentais.

Leia mais http://www.brasildefato.com.br/node/11664

Facebook anuncia nova ferramenta Graph Search


Mark Zuckerberg, criador e atual presidente do Facebook anunciou no dia 16 o Graph Search, um novo recurso de pesquisa que será disponibilizado na mais acessada rede social do mundo.
A ferramenta tornará possível encontrar conteúdos específicos a partir de uma busca mais precisa. Com ela, o usuário poderá encontrar repostas que relacionam amigos, fotos e interesses, exemplo “amigos do Rio de Janeiro que gostam de cinema”.


Projeto de lei contra a obesidade infatil


Projeto de lei, os PLs (1096/2011 e 193/2008) aprovados no final do ano na Assembleia Legislativa de São Paulo, têm o objetivo de combater a obesidade infantil, um mal que já afeta 30% das crianças e pode  ser visto como verdadeira epidemia em nosso país.
O primeiro deles veta a comercialização de lanches com brindes e o segundo restringe a publicidade de alimentos não saudáveis direcionada a crianças.

http://www.camara.gov.br/sileg/integras/905686.pdf

Estudantes do ensino médio da rede pública terão livro digital a partir de 2015


O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) abriu inscrições de obras destinadas a alunos e professores do ensino médio da rede pública para o ano letivo de 2015. As  editoras poderão inscrever livros digitais, cujo acesso pode ser feito em computadores ou em tablets. 
A versão digital deve vir acompanhada do livro impresso, ter o mesmo conteúdo e incluir conteúdos educacionais digitais como vídeos, animações, simuladores, imagens e jogos para auxiliar na aprendizagem.
A outra novidade é a aquisição de livros de arte para os alunos do ensino médio da rede pública. Os demais livros a serem comprados pelo governo são os de português, matemática, geografia, história, física, química, biologia, inglês, espanhol, filosofia e sociologia