segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Jogo para ensinar o ataque e defesa do voleibol

Segue uma possibilidade de ensinar alguns fundamentos da modalidade voleibol. Acredito que os exemplos podem ser ótimos caminhos para nós professores refletirmos sobre a prática, e erros e acertos farão parte do processo.
O jogo a seguir é muito motivante, os fundamentos do voleibol poderão ser adaptados as necessidades das turmas e ou faixas etárias. Caberá ao professor junto com os alunos fazer as devidas modificações.
Esse jogo é fragmento de um projeto que desenvolvi com alunos de 11 a 12 anos, que tinha dentre os objetivos realizar jogos que favorecessem o aprendizado da modalidade voleibol.
OBSERVAÇÃO: conforme o desenvolvimento dos alunos no que diz respeito aos fundamentos do voleibol, o professor pode pensar em possibilidades que aproxime o jogo ao contexto da modalidade. Exemplo: combinar três fundamentos, usar regras da modalidade etc.
Jogo ataque e defesa

Descrição do jogo: O jogo consiste em passar a bola para o outro lado da quadra, por sobre a rede de vôlei. Os objetivos das equipes é atacar o time adversário e defender a sua quadra. O ataque pode ser arremessando, cortando, lançando a bola. Para defender é necessário tocar a bola antes de cair no chão. Não é necessário realizar os três toques do voleibol. A bola pode ser colocada em jogo, de qualquer lugar da quadra.

Ganha a partida a equipe que marcar maior número de pontos.

Variações:
1. Realizar o jogo, com um número menor de alunos ( 3 X 3 ).
2. Aumentar ou diminuir tamanho da quadra.
3. Colocar em jogo duas ou mais bolas.
4. Usar bolas de tamanhos e pesos diferentes ( ex: bolão de praia, borracha etc ).
5. Colocar a rede em posições/ alturas diferentes.
6. Caso os alunos sejam acima de 10 anos, realizar o jogo com o fundamento cortada.
7. Estimular as equipes a construírem estratégias com os fundamentos do voleibol ( ex: para defender o aluno deverá realizar a manchete, o bloqueio será pontuado ).



Um comentário: