quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Jogo para ensinar o drible e a marcação do basquete

Faixa Etária: 10 e 11 anos
Nome do jogo: Fuga
Material: Bolas de basquete, vôlei, borracha e cestos adaptados
Descrição do jogo:
O jogo consiste em apresentar aos alunos o fundamento DRIBLE, MARCAÇÃO e ARREMESSO. Observação: o professor pode possibilitar que todos os alunos realizem o fundamento ( cada um do seu jeito ), em seguida ele irá demonstrar a forma de execução exigida pela modalidade ( Drible alto, baixo, ritmo moderado, acelerado, posição de marcação ).

“ O jogo”
Os alunos serão divididos em duplas. Um aluno da dupla ficará dentro de um circulo, com uma bola de basquete. O outro ficará fora, sem bola. O objetivo do aluno com bola é sair do circulo driblando em direção a cesta ( atacar ). O aluno sem bola irá marcar. Caso o aluno atacante marque ponto, ele retornará ao circulo, e o jogo será novamente iniciado. Quando o marcador ficar com a posse da bola, ele passa a ser atacante e o jogo será iniciado novamente.
Variações: 1. Delimitar áreas de arremessos com pontuações diferentes. Exemplo: área de pontuação um ( 01), próximo/ embaixo do aro; área de pontuação dois ( 02 ), um metro de distância do aro. 2. O professor pode organizar cestos coma alturas diferentes, tamanhos diferentes, com tabelas, sem tabelas, aros na vertical, círculos ao redor da tabela etc. 3. Em trios, dois marcando e um atacando, vise e versa. 4. Em duplas, dois marcando e dois atacando. 5. Tempo de permanência no circulo determinado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário