sábado, 23 de abril de 2011

"SMM" Projeto Skate

Observado as manifestações culturais, existente na comunidade onde estou inserido  como professor ( Jardim São Luiz, Zona Sul de São Paulo/ SP), identifique que a manifestação esportiva tanto nas aulas de educação física das escolas, quanto nos projetos sociais que trabalham com esportes,  trazem em seu discurso  quatro modalidades esportivas. São elas: Futebol, basquetebol, handebol e voleibol.
Visando romper com essa lógica, e validando a manifestação do skate, que é presente na comunidade e resiste intensamente a pressão imposta pela sociedade dos esportes hegemônicos [Futebol], vi nesta uma  possibilidades de apresentar outro discurso sobre esporte, que vai além da prática.
Socializar e fomentar a prática do skate, com uma proposta pedagógica que possibilite aos praticantes além de aprender andar de skate, um olhar mais ampliado de mundo no que diz respeito as relações sociais ( gênero, classe social, política, cidadania etc ).

Em duplas vivenciando equilíbrio
Vivenciando o equilíbrio
 Observando como remar
Vivenciando a remada
Aprendendo sobre as partes do skate


Por Luiz Alex

3 comentários:

  1. É uma idéia nova, espero que tenha resultado, pois todo tipo de esporte é bem vindo. Esporte é saude, e é vida. Parabens professor Alex.

    ResponderExcluir
  2. Uma ótima sugestão, além de que ao meu ver, poderia também ser introduzida a questão do equilíbrio como início de uma situação problema: Como se equilibrar? Qual é relação do corpo e a gravidade? Sintetizando assim para que o aluno também possa ter essa relação mais concreta, a influência do corpo - agindo no meio - através de sua ação - e utilizando um instrumento, que interfere no movimento completo e na prática de sua atividade.

    ResponderExcluir