segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Goalball Esporte paraolímpico


Criado exclusivamente para pessoas deficientes visuais, o goalball é um esporte. O jogo consiste em lançar a bola pelo chão, com a mão, na direção do gol adversário, enquanto o oponente tenta bloqueá-la com seu corpo. A quadra tem a mesma dimensão de uma quadra de voleibol e o gol abrange toda linha de fundo. Cada equipe fica do seu lado do campo, com três jogadores cada e, no máximo, três reservas no banco. Os jogadores são orientados através de um guizo instalado dentro da bola, durante a realização da partida o silêncio do público é imprescindível.




Partida oficial de Goalball






Jogo de Goalball em espaço adaptado






Sugestão de adaptação

domingo, 25 de setembro de 2011

Jogo de rebater com taco (Hóquei na grama)



Para os professores que pretendem tematizar jogos de rebater com tacos, segue sugestão muito interessante. Hóquei sobre a grama um dos esportes mais antigos de taco e bola, praticado aproximadamente 2000 a. C, mas há indícios que sua origem é mais remota.

Uma partida de hóquei sobre a grama consiste de dois tempos de 35 minutos cada, durante os quais dois times com onze jogadores tentam marcar o maior número de gols possível. Os gols são marcados quando a bola atravessa totalmente a linha do gol adversário depois de ser tocada pelo taco de um atacante dentro da área de chute (um semicírculo marcado a 15 metros do gol).

O jogo é de fácil adaptação, os tacos ou sticks podem ser confeccionados pelos alunos, a bola pode ser substituída por bola de tenis. Qualquer área plana pode ser transformada em campo de hóquei na grama. Observação: o número de jogadores pode ser de acordo com o tamanho do espaço, o tempo fica a critério dos participantes.

Sugestão: o hóquei sobre a grama, deve surgir nas aulas como uma possibilidade de ampliar o conhecimento dos alunos ou seja, as aulas devem partir do que eles sabem sobre esportes de rebater  com tacos (exemplo: jogo de taco, baseball, golf, etc)  e extrapolar para outros esportes. O professor pode apresentar novos jogos e ou sugerir pesquisas. Questões relacionadas a origem, equipamentos e evolução da modalidade podem ser exploradas pelo professor com a intenção de contextualizar a aprendizagem dos alunos.






O Esporte Hóquei na grama









Jogo adaptado " Hóquei na grama













Taco adaptado de Hóquei na grama



terça-feira, 20 de setembro de 2011

Centro de Referencia de Esporte Educacional Petrobras


No dia 17 de setembro, foi inaugurado o primeiro centro de referencia em esporte educacional do Amazonas, denominado:  Centro Petrobras de Referencia Esportiva do Amazonas. Localizado na Aldeias Infantis SOS Brasil.
Estiveram presentes na cerimônia de  inauguração representante da Petrobras no Estado, Mauro Martinez, gerente de comunicação e segurança da Informação; Ruth Guimarães, diretora da Aldeias Infantis SOS Brasil; Manasseh Barbosa, fundador da Liga Náutica Estadual do Amazonas; Amada Cristina, presidente do CMDCA; Luiz Alex, representante do Instituto Esporte Educação (IEE); João Carlos, coordenador do Curso de Educação Física da Faculdade La Salle e Edílson Moraes, docente da Faculdade La Salle.
As apresentações de Taekwondo ( professor Reginaldo), dança de rua ( Black style)  realizadas no chapéu da Aldeias, abrilhantaram ainda mais o evento. As atividades esportivas, realizadas no campo de areia e na quadra, integraram crianças e adolescentes da Aldeias Infantis,  comunidade e do Programa da PM.

Leia mais ...www.oela.org.br


sábado, 10 de setembro de 2011

Antologia Poética

Autopsicografia


O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.


E os que leem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.


E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.


Fernando Pessoa

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Plano Nacional de Educação: 7% do PIB para a educação


Em discussão na Câmara dos deputas, o Plano Nacional de Educação (PNE) prevê que o Brasil invista 7% do seu Produto Interno Bruto (PIB) no financiamento da educação pública. Tal polêmica deverá estabelecer os rumos da educação brasileira para os próximos dez anos. Atualmente o Brasil gasta cerca de 5% do seu PIB na educação. A questão não é apenas quanto gastar, mas avaliar como anda a educação no país e quais.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Esporte Educacional no Amazonas


Na última semana, entre os dias 15 e 19 de agosto estive em Manaus. Essa é minha sétima viagem  ao Estado do Amazonas  em 2011. Hoje como professor do Instituto Esporte Educação, faço parte de uma equipe que tem como objetivo “ Formar formadores para disseminar o Esporte Educacional pelo Brasil”. O programa é chamado de Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional. Três estados estão participando desta formação, são eles: Amazonas, Bahia e Rio de Janeiro.
Nove municípios fazem parte da rede Amazonas:: Silves, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Benjamin Constam, Itacoatiara, Borba, Iranduba e Manaus.
Segue algumas fotos do encontro!
Colocando os critérios para escolha de bons jogos em prática

Professores do Centro de referencia Manaus



Núcleo de esporte educacional




Teoria e prática caminhando juntos

Professores que participaram da formação



terça-feira, 19 de julho de 2011

Projetos de professores podem concorrer a prêmio de R$ 5.000

Prêmio Professores do Brasil, inscrições abertas até 15 de setembro. Promovido pelo Ministério   da Educação em parceria com organizações privadas internacionais. O prêmio vai selecionar até 40 experiências pedagógicas, concluídas ou em execução, desenvolvidas por professores da rede pública de educação básica.
Ficha de inscrição e regulamento disponível no site: premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

PRINCÍPIOS DO ESPORTE EDUCACIONAL


Totalidade – Fortalecimento da unidade do homem (consigo, com o outro e com o mundo), considerando a emoção, a sensação, o pensamento e a intuição como elementos indissociáveis desta mesma unidade, favorecendo o desenvolvimento do processo de auto-conhecimento, auto-estima e auto-superação, visando a preservação de sua individualidade em relação às diversas outras individualidades, tendo em vista o contexto uno e diverso no qual está inserido.
Co-educação – Concepção da Educação que, como um processo unitário de integração e modificação recíproca, considerando a heterogeneidade (sexo, idade, nível sócio-econômico, condição física, etc.) dos atores sociais envolvidos e, fundamentando-se nas experiências vividas de cada um dos participantes e estruturando a atuação pedagógica apoiada na ação e reflexão, tem na relação mestre-aprendiz, como o encontro entre dois educadores, os seus alicerces.
Emancipação – Busca da independência, autonomia e liberdade do homem, fundamentando-se nos princípios da educação transpessoal, pelo qual o aprendiz “é encorajado a despertar, a se tornar autônomo, a indagar, a explorar todos os cantos e frestas da experiência consciente, a procurar o significado, a testar os limites exteriores, a verificar as fronteiras e as profundidades do próprio eu” oportunizando assim, o desenvolvimento por intermédio da criatividade e da autenticidade, da capacidade de discernir criticamente e elaborar genuinamente as suas próprias razões de Existir.
Participação – Valorização do processo de interferência do homem na realidade na qual está inserido, fundamentado nos princípios de co-gestão, co-responsabilidade e integração e favorecendo seu comprometimento, como ator-construtor dessa mesma realidade, propicia o gerenciamento das questões de seu interesse, tendo em vista o processo de organização social decorrente do exercício de seus direitos e responsabilidades.
Cooperação – União de esforços no exercício constante da busca do desenvolvimento de ações conjuntas para a realização de objetivos comuns, fundamentada no potencial cooperativo e no sentimento comunitário de cada um dos participantes do processo, estreitando, assim, os laços de solidariedade, parceria e confiança mútua, de forma a fortalecer as habilidades em perseverar, em compartilhar sucessos e insucessos, em compreender e aceitar o outro, como elementos constitutivos do processo de co-evolução do homem.
Regionalismo – Respeito, proteção e valorização das raízes e heranças culturais, como sinergias constitutivas do todo, considerando a singularidade inerente aos diversos mundos culturais, surgidos da relação intrínseca entre seus elementos, de forma a resgatar e preservar a sua identidade cultural, no processo de construção do coletivo.(Fonte: Esporte Educacional: Uma proposta Renovada, 1996, INDESP). 

terça-feira, 28 de junho de 2011

ANTENADO: Secretaria Nacional de Esporte Educacional


Você sabia que existe no ministério do esporte uma Secretaria Nacional de Esporte Educacional?


Missão
À Secretaria Nacional de Esporte Educacional compete:
  1. Fazer proposições sobre assuntos da sua área para compor o Plano Nacional de Esporte;
  2. Implantar as decisões relativas ao Plano Nacional de Esporte e aos programas de desenvolvimento do esporte educacional;
  3. Realizar estudos, planejar, coordenar e supervisionar:
    1. O desenvolvimento do esporte educacional;
    2. A execução das ações de promoção de eventos;
  4. Zelar pelo cumprimento da legislação esportiva, relativa à sua área de atuação;
  5. Prestar cooperação técnica e assistência financeira supletiva a outros órgãos da Administração Pública Federal, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios e às entidades não-governamentais sem fins lucrativos, em empreendimentos ligados ao esporte educacional;
  6. Manter intercâmbio com organismos públicos e privados, nacionais, internacionais e governos estrangeiros, em prol do desenvolvimento do esporte educacional;
  7. Articular-se com os demais segmentos da Administração Pública federal, tendo em vista a execução de ações integradas na área do esporte educacional;
  8. Prestar apoio técnico e administrativo ao CNE;
  9. Coordenar, formular e implementar políticas relativas aos esportes educacionais, desenvolvendo gestões de planejamento, avaliação e controle de programas, projetos e ações.