quarta-feira, 11 de abril de 2012

Educadores onde estarão? Em que covas terão se escondido?

Educadores onde estarão? Em que covas estarão escondidos? Professores, há aos milhares. Mas professor é profissão, não é algo que se define por dentro, por amor. Educador, ao contrário, não é profissão; é vocação. E toda a vocação nasce de um grande amor, de uma grande esperança.
Profissões e vocações são como plantas. Vicejam e florescem em nichos ecológicos, naquele conjunto precário de situações que as tornam possíveis e - quem sabe? - necessárias. Destruído esse habitat, a vida vai se encolhendo, murchando, fica triste, mirra, entra para o fundo da terra, até sumir.
Com o advento da indústria como poderia o artesão sobreviver? Foi transformado em operário de segunda classe, até morrer de desgosto e saudade. O mesmo com os tropeiros, que dependiam das trilhas estreitas e das solidões, que morreram quando o asfalto e o automóvel chegaram. Destino igualmente triste teve o boticário, sem recursos para sobreviver num mundo de remédios prontos. Foi devorado no banquete antropofágico das multinacionais. 
E o educador? O que terá acontecido com ele? existirá ainda o nicho ecológico que torna possível a sua existência? Resta-lhe algum espaço? Será que alguém lhe concede a palavra ou lhe dá ouvidos? Merecerá sobreviver? Tem alguma função social ou econômica a desempenhar?
Uma vez cortada a floresta virgem, tudo muda. É bem verdade que é possível plantar eucaliptos, essa raça sem-vergonha que cresce depressa, para substituir as velhas árvores seculares que ninguém viu nascer nem plantou. Para certos gostos, fica até mais bonito: todos enfileirados, em permanente posição de sentido, preparados para o corte. E para o lucro. Acima de tudo, vão-se os mistérios, as sombras não penetradas e desconhecidas, os silêncios, os lugares ainda não visitados. O espaço se racionaliza sob a exigência da organização.Os ventos não mais serão cavalgados por espíritos misteriosos, porque todos eles só falarão de cifras, financiamentos e negócios.
Pode ser que educadores sejam confundidos com professores, da mesma forma como se pode dizer: jequitibá e eucalipto, não é tudo árvore, madeira? No final não dá tudo no mesmo?
Não, não dá tudo no mesmo, porque cada árvore é a revelação de um habitat, cada uma delas tem cidadania num mundo específico. A primeira, no mundo do mistério, a segunda, no mundo da organização, das instituições, das finanças. Há árvore que têm uma personalidade, e os antigos acreditavam mesmo que possuíam uma alma. É aquela árvore, diferente de todas, que sentiu coisas que ninguém sentiu. Há outras que são absolutamente idênticas umas às outras, que podem ser substituídas com rapidez e sem problemas.
Eu diria que os educadores são com as velhas árvores. Possuem uma face, um nome, uma "estória" a ser contada. Habitam um mundo em que o que vale é a relação que os liga aos alunos, sendo que cada aluno é uma "entidade", portador de um nome, também de uma "estória", sofrendo tristezas e alimentando esperanças. E a educação é algo pra acontecer nestes espaço invisível e denso, que se estabelece a dois. Espaço artesanal.

Fragmentos do livro " Conversando com quem gosta de ensinar"  Rubem Alves

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Educação transformadora: Justiça, liberdade e verdade.

Para que a educação seja transformadora, deve ser sobre tudo crítica. Deve constituir-se em uma crítica radial da sociedade em que vivemos, crítica essa que, ao desvelar a realidade humana-social em suas contradições, baseie-se na crença em valores morais como justiça, verdade e liberdade, que se devem estender à humanidade como um todo. Sem uma visão crítica da realidade atual, a colocação de idéias perde o sentido, pois estará desvinculada da vida real. A crítica fundada nesses valores permite ao educador identificar as diferentes formas de injustiças,opressão e alienação que se efetivam no desenrolar do processo histórico de dominação e, a partir dessa crítica,optar por práticas educativas que visem atingir objetivos de libertação do homem e de justiça social.

A educação transformadora busca promover a liberdade pessoal, levando o aluno a um autoconhecimento que lhe possibilite superar suas próprias contradições, desenvolvendo a capacidade de compreender a si mesmo e a seu mundo, desvelando as mútuas relações que, tanto em nível pessoal como social, são historicamente condicionadas.

Fragmentos do livro: Sentir, pensar e agir. Maria Augusta Salin Gonçalves

Você já ouviu falar em Apolonio de Carvalho?

Apolonio de Carvalho foi um revolucionário que lutou pelas liberdades democráticas e sociais. No século XX, grandes acontecimentos sociais e políticos fizeram parte de suas trajetória, a Guerra Civil e Espanhola, Insurreição de 1935, a Resistência Francesa contra o Nazismo, a luta contra a Ditadura militar, o exílio, a anistia e a reconstrução democrática no Brasil.
No dia 31/03 foi aberta uma exposição contando a "trajetória de um libertário", no Memorial da Resistência de São Paulo. A exposição ficará na capital paulista até o dia 1º de julho.






sábado, 31 de março de 2012

A quem pertence a internet?


Pressão da sociedade e falta de apoio no Congresso estadunidense causaram o adiamento da votação do Sopa (Pare com a pirataria on-line) e do Pipa ( Ato pela proteção da Propriedade Intelectual) em prazo indefinido. As duas propostas visam bloquear o acesso a sites e aplicações na internet que sejam consideradas violadoras da propriedade intelectual estadunidense. 
A sociedade estadunidense está insatisfeita com o Congresso e a percepção é que congressistas só ouvem o lobby e não o interesse público. Hoje apenas 9% dos americanos aprovam o trabalho do Congresso, uma baixa histórica. O Sopa e o Pipa, são exemplos de medidas que justificam essa desaprovação.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Jogo de basquete " Desafio de arremessos"


Descrição do jogo:
O professor irá sugerir um desafio ao grupo: realizar dez cestas o mais rápido que puderem. Para que o desafio seja cumprido, os alunos deverão arremessar a bola ao cesto a partir de um ponto determinado (é importante que a distância seja adequada ao nível de habilidade das crianças). A cada arremesso convertido, 1 ponto será considerado e outro aluno poderá dar seqüência no jogo. Caso o arremesso não seja convertido, o aluno seguinte deve recuperar a bola após um “pingo” no chão para dar seqüência na pontuação. Ele deve arremessar do local onde pegou a bola. Só podem pegar a bola os alunos que ainda não arremessaram e, se a bola tocar no solo duas ou mais vezes, o placar é zerado e  o jogo reiniciado.

O que se aprende nesse jogo:
Arremesso com precisão, construção de estratégias coletivas, atenção e concentração, velocidade de reação.

Sugestões: Diversificações na variável gestos:
Arremessar de formas diferentes (parado ou em movimento, com as duas mãos, com a mão esquerda ou com a mão direita, com salto, combinando o drible e o arremesso, etc).



quinta-feira, 8 de março de 2012

Rede de multiplicadores de esporte educacional 8º encontro de formação


Mais uma etapa cumprida. Nos dias 06 e 07 de março de 2012, a Rede de multiplicadores de esporte educacional realizou o 8º encontro de formação. Na Vila Olímpica de Manaus, aproximadamente 70 professores apresentaram suas conquista e avanços de 2011. A motivação e entusiasmo durante as falas demonstram o comprometimento do municípios com a proposta do programa.
Estiveram presentes representantes dos municípios de Manacapuru, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Silves, Iranduba e Manaus.

Município de Silves organizando a apresentação
















Manacapuru recebendo bunner da Rede de Multiplicadores



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Jogo de basquete " Basquete rápido"


Faixa etária: a partir de 09 anos
Nome do jogo: Basquete rápido
Material: bolas de basquete, cestos.

Descrição do jogo:
Dividir os alunos em trios. Quatro trios jogarão entre si, ou seja ficarão próximo do mesmo aro. O professor ira enumerar os grupos, 01, 02, 03 e 04. O jogo se dará da seguinte forma: os trios 01 e 02 estarão na quadra os outros dois fora. A equipe que converte a cesta primeiro permanecerá na quadra, e na seqüência entra a equipe da vez (equipe 03). Entre a saída da equipe que perdeu e a entrar da próxima equipe não há intervalo, ou seja se a equipe ganhou pegar a bola poderá realizar a cesta eliminando a equipe que esta entrando.
Ganha o jogo a equipe que permanecer mais vezes na quadra.
O que se aprende nesse jogo:
Arremessar com precisão, velocidade de reação.
Variável pessoas:
Menos equipes e mais pessoas por equipe, mais equipes e menos pessoas por equipe.

Desenho do jogo:

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Jogo de basquete "Desafio de arremessos"


Descrição do jogo:
O professor irá fazer um desafio ao grupo: realizar dez cestas. Para que o desafio seja cumprido, os alunos deverão arremessar a bola ao cesto, caso convertido o arremesso será considerado 01 ponto e um outro alunos irá arremessar. Caso o arremesso não seja convertido para dar seqüência na pontuação, após a bola tocar ao chão um dos alunos deverá pegá-la no alto, esse irá arremessar do local onde pegou a bola. Observação: só pode pegar a bola os alunos que ainda não arremessaram. Se a bola tocar o chão duas ou mais vezes a pontuação será reiniciada.
O que se aprende nesse jogo:
Arremessar, construir estratégias em grupo, atenção,velocidade de reação.
Variável gesto:
Arremessar parado, saltar, driblar e arremessar.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Amazonas, visitas de monitoramento


Conhecer a realidade do nosso pais é muito gratificante, principalmente quando o assunto é educação. Durante o mês de outubro estive em quatro municípios do Amazonas realizando visitas de monitoramento (Silves,Rio Preto da Eva, Itacoatiara e Iranduba). Outros cinco municípios fazem parte da REDE DE MULTIPLICADORES DE ESPORTE EDUCACIONAL , são eles: Manaus, Borba, Manacapuru, Benjamim Constate e Presidente Figueiredo.
Escola M. Ivanilde Braga Rio Preto da Eva AM
Crianças chegando na escola Rio Preto da Eva
Professores Iranduba
Ginásio Municipal Iranduba AM
Espaço das aulas de educação física  Rio Preto da Eva
Evento de integração Itacoatiara AM
Professores da rede de multiplicadores Itacoatiara AM
Professor de Silves aplicando jogo Jemerson
Turma de esporte educacional Silves AM
Entrada da cidade de Silves AM



segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Jogo "Drible dentro e bola fora" BASQUETE


Faixa etária: 6 anos em diante
Nome do jogo: Drible dentro, bola fora
Material: Bolas de basquete, vôlei, borracha

Descrição do jogo:
O jogo consiste em apresentar aos alunos o fundamento drible (quicar a bola ao chão). Observação: o professor pode possibilitar que todos os alunos realizem o fundamento (cada um do seu jeito), em seguida ele irá demonstrar a forma de execução exigida pela modalidade ( baixos, altos, ritmo lento e acelerado ). “ O jogo” Dentro de um circulo ficarão X alunos todos com bola, e a mesma quantidade fora, sem bola.
Objetivo de quem esta dentro do circulo: driblar sua bola e tentar tirar a bola dos outros. Quem perde a posse de bola sairá do circulo. O aluno que tirou a bola permanece e marcar pontos. Objetivo de quem esta fora: pegar as bolas que saem e ou tentar pegar a bola de quem esta dentro, sem invadir o circulo. Quando em posse de bola, o aluno que esta fora entrará para o circulo.
Variações: Caso o professor observe que os alunos driblam a bola com as duas mãos ao mesmo tempo, solicitar que o façam apenas com uma das mãos. Driblar com a mão não dominante. Só dribles altos, só dribles baixos. Segurar apenas uma vez. Não pode segurar a bola.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Metade dos jovens de 14 anos já superou escolaridade de suas mães


Mais da metade (51,45%) dos adolescentes de 14 anos do país já têm escolaridade superior à de suas mães. Entre os jovens dessa faixa etária, 71% cursam os três últimos anos do ensino fundamental e 9,5% estudam no ensino médio. Os dados indicam uma baixa escolaridade das mães de alunos dessa faixa etária que apresentam, em média, 7,32 anos.
O levantamento foi feito pelo programa Todos pela Educação e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números indicam que a atual geração de crianças e jovens está superando a trajetória escolar de seus pais, mas também confirmam a baixa escolaridade de boa parte da população adulta.
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segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Goalball Esporte paraolímpico


Criado exclusivamente para pessoas deficientes visuais, o goalball é um esporte. O jogo consiste em lançar a bola pelo chão, com a mão, na direção do gol adversário, enquanto o oponente tenta bloqueá-la com seu corpo. A quadra tem a mesma dimensão de uma quadra de voleibol e o gol abrange toda linha de fundo. Cada equipe fica do seu lado do campo, com três jogadores cada e, no máximo, três reservas no banco. Os jogadores são orientados através de um guizo instalado dentro da bola, durante a realização da partida o silêncio do público é imprescindível.




Partida oficial de Goalball






Jogo de Goalball em espaço adaptado






Sugestão de adaptação

domingo, 25 de setembro de 2011

Jogo de rebater com taco (Hóquei na grama)



Para os professores que pretendem tematizar jogos de rebater com tacos, segue sugestão muito interessante. Hóquei sobre a grama um dos esportes mais antigos de taco e bola, praticado aproximadamente 2000 a. C, mas há indícios que sua origem é mais remota.

Uma partida de hóquei sobre a grama consiste de dois tempos de 35 minutos cada, durante os quais dois times com onze jogadores tentam marcar o maior número de gols possível. Os gols são marcados quando a bola atravessa totalmente a linha do gol adversário depois de ser tocada pelo taco de um atacante dentro da área de chute (um semicírculo marcado a 15 metros do gol).

O jogo é de fácil adaptação, os tacos ou sticks podem ser confeccionados pelos alunos, a bola pode ser substituída por bola de tenis. Qualquer área plana pode ser transformada em campo de hóquei na grama. Observação: o número de jogadores pode ser de acordo com o tamanho do espaço, o tempo fica a critério dos participantes.

Sugestão: o hóquei sobre a grama, deve surgir nas aulas como uma possibilidade de ampliar o conhecimento dos alunos ou seja, as aulas devem partir do que eles sabem sobre esportes de rebater  com tacos (exemplo: jogo de taco, baseball, golf, etc)  e extrapolar para outros esportes. O professor pode apresentar novos jogos e ou sugerir pesquisas. Questões relacionadas a origem, equipamentos e evolução da modalidade podem ser exploradas pelo professor com a intenção de contextualizar a aprendizagem dos alunos.






O Esporte Hóquei na grama









Jogo adaptado " Hóquei na grama













Taco adaptado de Hóquei na grama



terça-feira, 20 de setembro de 2011

Centro de Referencia de Esporte Educacional Petrobras


No dia 17 de setembro, foi inaugurado o primeiro centro de referencia em esporte educacional do Amazonas, denominado:  Centro Petrobras de Referencia Esportiva do Amazonas. Localizado na Aldeias Infantis SOS Brasil.
Estiveram presentes na cerimônia de  inauguração representante da Petrobras no Estado, Mauro Martinez, gerente de comunicação e segurança da Informação; Ruth Guimarães, diretora da Aldeias Infantis SOS Brasil; Manasseh Barbosa, fundador da Liga Náutica Estadual do Amazonas; Amada Cristina, presidente do CMDCA; Luiz Alex, representante do Instituto Esporte Educação (IEE); João Carlos, coordenador do Curso de Educação Física da Faculdade La Salle e Edílson Moraes, docente da Faculdade La Salle.
As apresentações de Taekwondo ( professor Reginaldo), dança de rua ( Black style)  realizadas no chapéu da Aldeias, abrilhantaram ainda mais o evento. As atividades esportivas, realizadas no campo de areia e na quadra, integraram crianças e adolescentes da Aldeias Infantis,  comunidade e do Programa da PM.

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sábado, 10 de setembro de 2011

Antologia Poética

Autopsicografia


O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.


E os que leem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.


E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.


Fernando Pessoa

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Plano Nacional de Educação: 7% do PIB para a educação


Em discussão na Câmara dos deputas, o Plano Nacional de Educação (PNE) prevê que o Brasil invista 7% do seu Produto Interno Bruto (PIB) no financiamento da educação pública. Tal polêmica deverá estabelecer os rumos da educação brasileira para os próximos dez anos. Atualmente o Brasil gasta cerca de 5% do seu PIB na educação. A questão não é apenas quanto gastar, mas avaliar como anda a educação no país e quais.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Esporte Educacional no Amazonas


Na última semana, entre os dias 15 e 19 de agosto estive em Manaus. Essa é minha sétima viagem  ao Estado do Amazonas  em 2011. Hoje como professor do Instituto Esporte Educação, faço parte de uma equipe que tem como objetivo “ Formar formadores para disseminar o Esporte Educacional pelo Brasil”. O programa é chamado de Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional. Três estados estão participando desta formação, são eles: Amazonas, Bahia e Rio de Janeiro.
Nove municípios fazem parte da rede Amazonas:: Silves, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Benjamin Constam, Itacoatiara, Borba, Iranduba e Manaus.
Segue algumas fotos do encontro!
Colocando os critérios para escolha de bons jogos em prática

Professores do Centro de referencia Manaus



Núcleo de esporte educacional




Teoria e prática caminhando juntos

Professores que participaram da formação



terça-feira, 19 de julho de 2011

Projetos de professores podem concorrer a prêmio de R$ 5.000

Prêmio Professores do Brasil, inscrições abertas até 15 de setembro. Promovido pelo Ministério   da Educação em parceria com organizações privadas internacionais. O prêmio vai selecionar até 40 experiências pedagógicas, concluídas ou em execução, desenvolvidas por professores da rede pública de educação básica.
Ficha de inscrição e regulamento disponível no site: premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

PRINCÍPIOS DO ESPORTE EDUCACIONAL


Totalidade – Fortalecimento da unidade do homem (consigo, com o outro e com o mundo), considerando a emoção, a sensação, o pensamento e a intuição como elementos indissociáveis desta mesma unidade, favorecendo o desenvolvimento do processo de auto-conhecimento, auto-estima e auto-superação, visando a preservação de sua individualidade em relação às diversas outras individualidades, tendo em vista o contexto uno e diverso no qual está inserido.
Co-educação – Concepção da Educação que, como um processo unitário de integração e modificação recíproca, considerando a heterogeneidade (sexo, idade, nível sócio-econômico, condição física, etc.) dos atores sociais envolvidos e, fundamentando-se nas experiências vividas de cada um dos participantes e estruturando a atuação pedagógica apoiada na ação e reflexão, tem na relação mestre-aprendiz, como o encontro entre dois educadores, os seus alicerces.
Emancipação – Busca da independência, autonomia e liberdade do homem, fundamentando-se nos princípios da educação transpessoal, pelo qual o aprendiz “é encorajado a despertar, a se tornar autônomo, a indagar, a explorar todos os cantos e frestas da experiência consciente, a procurar o significado, a testar os limites exteriores, a verificar as fronteiras e as profundidades do próprio eu” oportunizando assim, o desenvolvimento por intermédio da criatividade e da autenticidade, da capacidade de discernir criticamente e elaborar genuinamente as suas próprias razões de Existir.
Participação – Valorização do processo de interferência do homem na realidade na qual está inserido, fundamentado nos princípios de co-gestão, co-responsabilidade e integração e favorecendo seu comprometimento, como ator-construtor dessa mesma realidade, propicia o gerenciamento das questões de seu interesse, tendo em vista o processo de organização social decorrente do exercício de seus direitos e responsabilidades.
Cooperação – União de esforços no exercício constante da busca do desenvolvimento de ações conjuntas para a realização de objetivos comuns, fundamentada no potencial cooperativo e no sentimento comunitário de cada um dos participantes do processo, estreitando, assim, os laços de solidariedade, parceria e confiança mútua, de forma a fortalecer as habilidades em perseverar, em compartilhar sucessos e insucessos, em compreender e aceitar o outro, como elementos constitutivos do processo de co-evolução do homem.
Regionalismo – Respeito, proteção e valorização das raízes e heranças culturais, como sinergias constitutivas do todo, considerando a singularidade inerente aos diversos mundos culturais, surgidos da relação intrínseca entre seus elementos, de forma a resgatar e preservar a sua identidade cultural, no processo de construção do coletivo.(Fonte: Esporte Educacional: Uma proposta Renovada, 1996, INDESP). 

terça-feira, 28 de junho de 2011

ANTENADO: Secretaria Nacional de Esporte Educacional


Você sabia que existe no ministério do esporte uma Secretaria Nacional de Esporte Educacional?


Missão
À Secretaria Nacional de Esporte Educacional compete:
  1. Fazer proposições sobre assuntos da sua área para compor o Plano Nacional de Esporte;
  2. Implantar as decisões relativas ao Plano Nacional de Esporte e aos programas de desenvolvimento do esporte educacional;
  3. Realizar estudos, planejar, coordenar e supervisionar:
    1. O desenvolvimento do esporte educacional;
    2. A execução das ações de promoção de eventos;
  4. Zelar pelo cumprimento da legislação esportiva, relativa à sua área de atuação;
  5. Prestar cooperação técnica e assistência financeira supletiva a outros órgãos da Administração Pública Federal, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios e às entidades não-governamentais sem fins lucrativos, em empreendimentos ligados ao esporte educacional;
  6. Manter intercâmbio com organismos públicos e privados, nacionais, internacionais e governos estrangeiros, em prol do desenvolvimento do esporte educacional;
  7. Articular-se com os demais segmentos da Administração Pública federal, tendo em vista a execução de ações integradas na área do esporte educacional;
  8. Prestar apoio técnico e administrativo ao CNE;
  9. Coordenar, formular e implementar políticas relativas aos esportes educacionais, desenvolvendo gestões de planejamento, avaliação e controle de programas, projetos e ações.