sexta-feira, 29 de março de 2013

Estudante coloca hino de time de futebol na redação do Enem



De 4,1 milhões de redação do Enem 2012, cerca de 300 textos apresentaram algum tipo de "inserção indevida", trechos aleatórios e citações descontextualizadas com o tema do ano passado "movimento imigratório para o Brasil no século 21".
A irreverência do aluno, no entanto, não justifica uma nota zero, afirma o Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame.
Um aluno que usou um trecho de hino do Palmeiras em um dos parágrafos da prova recebeu nota 500, por exemplo. A nota máxima é 1.000.
"As capitais, praias e as maiores cidades são os alvos mais frequentes dos imigrantes, porque quando surge o alviverde imponente no gramado onde a luta o aguarda, sabe bem o que vem pela frente e que a dureza do prélio não tarda", afirma trecho do texto, em referência ao hino do Palmeiras.
A citação do hino ocupou parte de um dos quatro parágrafos do texto os demais, seguiram o tema sugerido. Para o Inep, as palavras e expressões usadas estão "em estilo inadequado" e por isso o aluno foi penalizado.
Retirando-se do texto os trechos do hino, ainda restaram ideias e argumentos aproveitáveis ao desenvolvimento do tema, afirma nota técnica do órgão.















Nenhum comentário:

Postar um comentário