sábado, 2 de outubro de 2010

Jogador Líbero ( Voleibol )

Designação do Líbero
19.1.1 Cada equipe tem o direito de inscrever, dentre a lista de 12 jogadores, um jogador especializado defensivo -“Líbero”.
19.1.2 O Líbero deve estar registrado na súmula antes da partida, na linha especial,reservada para isto.
19.1.3 O Líbero não pode ser o capitão da equipe nem o capitão em jogo.
19.2 Equipamento
O jogador Líbero deve usar um uniforme (ou jaleco/peitilho para o Líbero re-designado) cuja camiseta, no mínimo, deve contrastar na cor com os demais membros da equipe. O uniforme do Líbero pode ter um feitio diferente, mas deve estar numerado como os demais membros da equipe.
19.3 Ações Envolvendo o Líbero
19.3.1 As ações de jogo
19.3.1.1 O Líbero está autorizado a substituir qualquer jogador posicionado na linha de trás.
19.3.1.2 Ele está restrito a atuar como um jogador na linha de trás e não está autorizado a completar um golpe de ataque de qualquer lugar (incluindo a quadra de jogo e zona livre) se, no momento do contato, a bola estiver mais alta do que o bordo superior da rede.
19.3.1.3 Ele não pode sacar, bloquear ou tentar bloquear.
19.3.1.4 Um jogador não pode completar um golpe de ataque mais alto que o bordo superior da rede, se a bola é proveniente de um passe de voleio (toque) de um Líbero que está na sua zona de frente ou na extensão dela. A bola pode ser livremente atacada se o Líbero faz a mesma ação fora da sua zona de frente ou da extensão dela.
19.3.2 Trocas de jogadores
19.3.2.1 Trocas envolvendo o Líbero não são contadas como regulares. Elas são ilimitadas, mas deve haver um “rally” entre duas substituições de Líbero. O Líbero pode apenas ser trocado pelo jogador com quem ele trocou.
19.3.2.2 Trocas somente devem ocorrer enquanto a bola estiver fora de jogo e antes do apito para o saque.
No começo de cada set, o Líbero não pode entrar na quadra até o segundo árbitro ter conferido a formação inicial.
19.3.2.3 Uma troca feita depois do apito para o saque, mas antes do golpe de saque, não deve ser rejeitada, mas deve ser objeto de aviso verbal depois do fim do rally.
Trocas tardias posteriores devem ser objeto de punição por retardamento.
19.3.2.4 O Líbero e o jogador com quem trocou só podem entrar ou sair da quadra pela linha lateral, em frente ao banco de sua equipe, entre a linha de ataque e a linha de fundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário