quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Super-heróis de hoje têm influência negativa em meninos, diz estudo

Um estudo apresentado em uma conferência de psicologia nos Estados Unidos afirma que os super-heróis de filmes da atualidade influenciam negativamente os meninos.
Segundo a pesquisa, apresentada em um encontro da Associação Americana de Psicologia, esses super-heróis promovem um estereótipo violento e de "machão".
Eles seriam diferentes dos de antigamente, pois não apresentariam um lado mais vulnerável e humano.
O estudo afirma que a única figura masculina alternativa de super-herói da atualidade é a do "preguiçoso", que evita assumir responsabilidades.

Leia mais...
http://www1.folha.uol.com.br/bbc/784720-super-herois-de-hoje-tem-influencia-negativa-em-meninos-diz-estudo.shtml

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Dezesseis partidos não entregaram balancetes de julho ao TSE

Mais da metade dos diretórios nacionais de partidos não entregaram os balancetes de contas referentes ao mês de julho ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), contrariando a Lei dos Partidos que exige prestações de contas mensais nos quatro meses anteriores e dois meses posteriores às eleições.
Dos 27 diretórios de partidos apenas 11 entregaram os balancetes à Justiça Eleitoral. Não apresentaram ainda seus relatórios 16 partidos: PCB, PCO, PMN, PPS, PR,PRP, PSC, PSDB, PSDC, PSL, PT do B, PTB, PTC, PTN, PRTB e PV. O prazo  previsto por lei para entrega do documento acabou nesta segunda-feira (16).

Essa pode ser uma oportunidade para identificarmos o destino das verbas públicas encaminhada aos partidos políticos. Esses balancetes são extraídos dos registros contábeis das movimentações efetuadas pelos partidos políticos, e devem ser assinados pelo presidente do órgão partidário.
"Conhecer tais informações pode ser um parâmentro significativo na escolha dos candidatos".
 
Leia mais.....
 
 

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Jogo para ensinar o ataque e defesa do voleibol

Segue uma possibilidade de ensinar alguns fundamentos da modalidade voleibol. Acredito que os exemplos podem ser ótimos caminhos para nós professores refletirmos sobre a prática, e erros e acertos farão parte do processo.
O jogo a seguir é muito motivante, os fundamentos do voleibol poderão ser adaptados as necessidades das turmas e ou faixas etárias. Caberá ao professor junto com os alunos fazer as devidas modificações.
Esse jogo é fragmento de um projeto que desenvolvi com alunos de 11 a 12 anos, que tinha dentre os objetivos realizar jogos que favorecessem o aprendizado da modalidade voleibol.
OBSERVAÇÃO: conforme o desenvolvimento dos alunos no que diz respeito aos fundamentos do voleibol, o professor pode pensar em possibilidades que aproxime o jogo ao contexto da modalidade. Exemplo: combinar três fundamentos, usar regras da modalidade etc.
Jogo ataque e defesa

Descrição do jogo: O jogo consiste em passar a bola para o outro lado da quadra, por sobre a rede de vôlei. Os objetivos das equipes é atacar o time adversário e defender a sua quadra. O ataque pode ser arremessando, cortando, lançando a bola. Para defender é necessário tocar a bola antes de cair no chão. Não é necessário realizar os três toques do voleibol. A bola pode ser colocada em jogo, de qualquer lugar da quadra.

Ganha a partida a equipe que marcar maior número de pontos.

Variações:
1. Realizar o jogo, com um número menor de alunos ( 3 X 3 ).
2. Aumentar ou diminuir tamanho da quadra.
3. Colocar em jogo duas ou mais bolas.
4. Usar bolas de tamanhos e pesos diferentes ( ex: bolão de praia, borracha etc ).
5. Colocar a rede em posições/ alturas diferentes.
6. Caso os alunos sejam acima de 10 anos, realizar o jogo com o fundamento cortada.
7. Estimular as equipes a construírem estratégias com os fundamentos do voleibol ( ex: para defender o aluno deverá realizar a manchete, o bloqueio será pontuado ).



domingo, 15 de agosto de 2010

8º Bourbon Street Fets

Ontem, 14 de agosto o Parque do Ibirapuera recebeu um dos mais empolgantes e vibrantes eventos musicais do Brasil. O Bourbon Stree Fests que comemorou a 8º edição.
No palco montado próximo a marquise, passaram três bandas: Jon Cliary ( Piano, Bass na Drums ), Terrance Simien & The Zydeco Experience, Shammar Allen & The Underdawgs.
Com muito estilo e músicas contagiantes, a galera não parava de cantar e dançar e o frio de São Paulo passou despercebido. O ambiente era muito agradável, pessoas de todos as tribos e idades. “Muito diversificado”.
Eu fui um dos que tiveram o privilegio de estar lá, porém não fiz nenhum registro fotográfico, mas terei outra oportunidade, pois no próximo dia 22 de Agosto será o fechamento do festival. E é gratuito!!!
Fica ai o convite a todos!!!

Local: Rua dos Chanês 127 Moema SP. Inicio as 16:00 horas.

http://www.bourbonstreetfest.com.br/

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Ficha limpa já tirou 19 candidatos da corrida eleitoral, outros 169 correm o mesmo risco!!

Eis uma possibilidade de tornar nossa política mais idonea!!!
A Lei da Ficha Limpa já excluiu 19 candidatos de maneira definitiva da disputa eleitoral, segundo o site "Congresso em Foco".
Os políticos que renunciaram à candidatura após impugnação do MPE (Ministério Público Eleitoral) ou que tiveram suas inscrições canceladas pelos partidos antes de serem analisadas pela Justiça Eleitoral não têm possibilidade de recurso.
Figuram na lista o ex-deputado distrital Júnior Brunelli, flagrado na "oração da propina" no mensalão do DEM, e Alceni Guerra (DEM-PR), ex-ministro da Saúde no governo Collor. Eles renunciaram para escapar do risco de ver suas candidaturas cassadas por conta da Lei da Ficha Limpa.
Alguns partidos estão entrando em crise!!! e expulsado os membros que se enquadram no ficha limpa!!

Veja mais....www.folhaonline.com.br
Junior Brunelli " Oração da propina"

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

2º dia de Conferência do Instituto Esporte Educação

No segundo e último dia de conferência do Instituto Esporte Educação, os grupos de trabalhos ( GT’S de supervisão da prática, jovens e eventos, gestão e formação ), celebraram suas conquistas durante o primeiro semestre de 2010. Oficinas práticas também fizeram parte da programação. Os temas: protagonismo juvenil, desafios e motivação, esporte educacional para adultos e esporte inteligente.
Cientes do ótimo trabalho que desenvolveram, os professores retornam para os núcleos com novos conhecimentos e expectativas.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Antenado: Ministro da Educação quer professores de ensino básico com pós-graduação

O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu que o próximo Plano Nacional de Educação estipule metas para a formação de professores do ensino básico público com pós-graduação. Para o ministro, o professor especializado tem mais condições de estimular o ingresso à iniciação científica na sala de aula.

Leia mais
http://www1.folha.uol.com.br/saber/775780-ministro-da-educacao-quer-professores-de-ensino-basico-com-pos-graduacao.shtml

Instituto Esporte Educação realiza 2º conferência interna

Com o tema “ Celebrando conquistas”, o Instituto Esporte Educação iniciou hoje, 08 de Agosto de 2010 a 2º conferência interna, que será realizada em dois dias ( 08 e 09 de Agosto ). Na pauta temas como: Caravana do esporte ( projeto do Instituto Esporte Educação em parceria com Unicef e ESPN Brasil ), LAPPIEE ( laboratório de práticas pedagógicas do Instituto Esporte Educação ), Oficinas do Esporte ( proposta metodológica de ensinar esporte para crianças entre 03 e 10 anos de idade ) e apresentações de pesquisas cientificas desenvolvidas nos Núcleo esportivos e sócios educativos do IEE.
Dois convidados ilustres, tornaram essa data ainda mais significativa para o aprendizado dos colaboradores do IEE. Estiveram presente o professor João Batista Freire ( obras: De corpo e alma disciplina motricidade, Educação de corpo inteiro, Entre o riso e o choro, Pedagogia do Futebol ) e o Professor João Paulo Medina ( obras: Educação física cuida do corpo, e mente, O Brasileiro e seu corpo ).

Professor João Batista Freire

domingo, 8 de agosto de 2010

Ensinando o arremesso do basquete

Um dos objetivos desse blog, é trocar experiências com professores e pessoas que tenham interesse em ensinar. Ensinar com um olhar mais crítico para as propostas metodológicas, com uma visão ampliada de mundo e reflexão constante sobre seu trabalho. Sendo assim, coloco a disposição as experiências que tive, tanto no espaço onde trabalho ( Núcleo Esportivo e Sócio Educativo Jardim São Luiz São Paulo, SP ) quanto nas Caravanas do Esporte e projetos pessoais.

O Jogo a seguir faz parte de uma cartilha, que os professores do Instituto Esporte & Educação utilizam nos diversos municípios por onde a caravana passa. Sou o professor responsável pela estação de basquete, desta forma desenvolvi o jogo aqui apresentado. Para tal, considerei o número de alunos ( aproximadamente 45 a 50 crianças ), com idades diversas, o jogo deveria ser de fácil assimilação, varias possibilidade de execução ( o aluno arremessando várias vezes ), desafios diferentes ( mais difíceis e fáceis ) e não deve perder a relação com a modalidade.

Jogo: Arremessos fases
Material: bolas de basquete, de borracha, EVA, cestos adaptados.
Descrição do jogo: o jogos consiste em apresentar aos alunos o fundamento arremesso ( de peito, por cima da cabeça, lance livre, curta e longa distância ).
Os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo em uma cesta.
O objetivo do grupo é disputar entre si quem consegue fazer o circuito de arremesso primeiro. Esse trajeto será demarcado com bambolês pelo professor.
Para o aluno mudar de fase ( da fase mais próxima do aro para a mais distante ) é necessário que ele converta os arremessos.
Todos os alunos iniciarão do mesmo lugar ( alunos do mesmo grupo ). Para facilitar o andamento da partida, o professor pode marcar com números a seqüência que os alunos devem percorrer.
Ganha a partida o aluno que percorrer todas as fazes.

As variações podem ser um processo de reflexão do professor que irá aplicar o jogo.


Professor Luiz Alex preparando
o espaço do jogo
Alunos percorrendo o trajeto
de arremessos
Aluno realizando o arremesso
na última fase

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Usando os recursos disponíveis com criatividade

Diante do desafio de promover um dia rico em experiências e novos aprendizados para seus alunos, os professores Luiz Alex, Sandrimar, Rafael, Simone, Leo Jaime, Rivaldo e Rosivaldo ( todos professores do Instituto Esporte & Educação ) usaram dos recursos disponíveis e da criatividade.
Munidos com seus instrumentos de trabalho ( criatividade, alegria, determinação e planejamento ), mais cavadeiras, cordas, caibros e serrotes, estruturaram vários circuitos de habilidades, com direito a corda bamba e cama de gato, que foram os grandes destaques.
Nesse dia 176 crianças foram atendidas, com qualidade, segurança e novos aprendizados.


Professora Sandrimar fazendo
as inscrições
Professores Luiz Alex e Rafael
montando a corda bamba
Professor Rafael montando a teia
Professor Luiz Alex auxiliando
 na passagem pela corda

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Cirquerê da Caravana do Esporte recebe a cantora Elza Soares

O cirquerê, circo da caravana do esporte e da música, tem alegrado e encantado crianças, jovens e adultos por onde passa. As atrações ganham mais brilho, quando as crianças percebem que os artistas que se apresentam, são os professores que realizaram atividades na arena de esporte e música durante os dia. Os ensaios são rigorosos, para tornar essa noite inesquecível na memória de quem assiste. A trupe do cirquerê conta com malabarista, palhaços, músicos, cantores, apresentadores, equilibrista e dançarinos.



Na caravana de Cruz das Almas BA, o cirquerê foi além. Após todas as apresentações, uma convidada muito especial encerrou a noite de espetáculos. Elza Soares, entrou no palco conversou com o platéia, cantou sucessos como: a carne, o meu guri e cabide. Assistiu e cantou junto com um grupo de mulheres que representavam a cultura local “ Samba do machucador”. Despediu-se e saiu andando costas dando um grande sorriso. Ganhamos a noite.


Elza Soares no palco do Cirquerê



Manipulação de caixas " Lumineiro"
Apresentação de monociclo e claves "Tota"

Caravana do Esporte e Música em Cruz das Almas BA

No último dia 19 Julho, a Cidade de Cruz das Almas localizada no recôncavo baiano recebeu a Caravana do Esporte e da Música. Cheios de entusiasmo os professores Luiz Alex Moura, José Camelo e Edson ( professores do Instituto Esporte & Educação ), os atletas Claudinei Quirino ( atletismo ), Marcio Cipriano ( Seleção Brasileira de Basquete ) e Mario Sabino ( Técnico da seleção Brasileira de Judô ) apreciaram diversas apresentações culturais, dentre essas o Samba do machucador e o Samba de enxada.
Durante três dias, as crianças e jovens do Município participaram de atividades esportivas pautadas nos princípios do esporte educacional. São elas: Basquete, atletismo, judô, tênis, futebol, voleibol,handebol, percussão, circo, dança e multicultural. Aproximadamente 3100 crianças foram atendidas nas diversas estações.
Veja fotos


Estação de basquete professor Luiz Alex e Marcio Cipriano
Professores da Caravana do esporte e atletas
Claudinei Quirino, Marcio Cipriano e Mario Sabino

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

" Caravana do Esporte"

A Caravana do Esporte acontece em diversos municípios brasileiros, que apresentam baixo índice de desenvolvimento humano e da infância. Com uma metodologia que integra ações de atendimentos a crianças e jovens; oferece formação aos professores e educadores locais em esporte educacional; promove articulações políticas/ continuidade da proposta da Caravana, pela aproximação do poder público e representantes da comunidade e apoio ao planejamento estratégico. http://www.esporteeducacao.org.br/?q=caravana
A Caravana é fruto da aliança de 3 instituições.
Instituto Esporte & Educação é uma Organização Civil de Interesse Público, que tem como objetivo implementar a metodologia do esporte educacional em comunidades de baixa renda, norteada pelos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, respeito a diversidade, construção coletiva, educação integral e o rumo a autonomia, desenvolvendo a cultura esportiva com a finalidade de formar o cidadão crítico, criativo e protagonista. www.esporteeducacao.org.br
A ESPN Brasil - um canal de TV por assinatura que acredita e trabalha pela educação e inclusão social de crianças e adolescentes por meio do esporte para todos. Proporciona visibilidade no impacto do esporte educacional nas comunidades visitadas, bem como dá voz para que elas expressem seus anseios e possibilidades. Além disso, promove a mobilização de atletas e ex-atletas na causa social e pela questão da criança e do adolescente no Brasil; http://espnbrasil.terra.com.br/caravanadoesporte
O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), cuja principal missão é assegurar que cada criança e adolescente tenha seus direitos fundamentais integralmente cumpridos, respeitados e protegidos. Atua no Brasil desde 1950, destacando-se por fazer valer uma das leis mais avançadas na defesa desses direitos: o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. http://www.unicef.org/brazil/pt/activities_9811.htm
O Projeto Caravana do Esporte representa um movimento de ação social pelo esporte educacional, pelo direito da criança à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, que reúne professores, atletas, instituições, organizações esportivas da sociedade civil e se traduz em ação de atendimento direto a crianças, adolescentes, professores da rede pública, educadores comunitários e lideranças comunitárias desenvolvidas em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
A Caravana vai a lugares isolados e com pouco ou nenhum acesso ao conhecimento ou boas práticas, que possam auxiliar essas populações a se desenvolverem e os governos municipais a implementar novas políticas.
Os municípios atendidos são indicados pelo Unicef; a metodologia aplicada é coordenada pelo IEE; e a ESPN Brasil transforma as visitas às cidades em documentários veiculados mensalmente na TV. A Coordenação-Geral do Projeto é de responsabilidade do IEE e ESPN/ Brasil.





Conceito: o ideal; criatividade: o real

Num dia desses conversando com um amigo, fiquei surpreso com seu entusiasmo ao falar sobre uma modalidade da escalada, o boulder. Disse que estava praticando a três meses, e que a modalidade não exigia grandes investimentos ( mosquetões, cordas etc ), pois o boulder é realizado em pedras com altura máxima de 6 metros, sendo necessário um Crash pad, um tipo de colchão que amortece a queda. Mencionou sobre a flexibilidade, força e técnica e enfatizou o aumento do tônus muscular.
Alguns dias depois observando as crianças brincando no condomínio onde moro, identifiquei que o contexto é corriqueiro. Uma turma de aproximadamente 12 meninos, entre 7 e 11 anos jogando futebol, alguns esperando sua vezes de jogar, outros não participam, as meninas ficam em algum dos bancos do espaço conversando.
Resolvi chamar meu filho ( que faz parte da galera que não gosta muito do futebol ) para brincar de escalar o playground. Ele e um amigo se interessaram pela proposta. Falei sobre o conceito do boulder, valorizei a força exigida na modalidade. O desafio era passar por baixo de uma casinha sem colocar os pés no chão. Os dois toparam na hora, e rapidamente decidiram quem seria o primeiro. Depois de algumas tentativas ambos tiveram sucesso, e solicitaram novos desafios. Passaram usando só as mãos, pés e mãos, um auxiliando o outro, segurando em correntes. Esgotadas as possibilidades de transpor os desafios, eles sugeriram passar por baixo do gira-gira sem encostar o corpo no chão. Nesse momento me dei conta que o grupo havia aumentado, de 02 para 07 e que 4 desses eram da turma de futebol. A brincadeira continuou.
Surpreso com o resultado fiz alguns questionamentos a mim mesmo: será que o futebol é realmente um fenômeno e as outras modalidades não? a mídia faz toda a diferença quando uma criança escolhe a modalidade que deseja praticar? se não houvesse a mídia divulgando as modalidades esportivas, o que chamaria a atenção de uma criança na escolha da modalidade? como o professor deve pensar suas aulas para entusiasmar os alunos? o conceito aprofundado de uma modalidade pode engessar a criatividade do professor?
Refletindo.................




  

Ampliando os canais de disseminação dos conhecimentos

Novas tecnologias, além de desafiadoras, são grandes possibilidades de agregar conhecimentos. No meu caso, conhecimentos e ferramentas que sejam significativas e tenham relação direta ou indireta com a Educação Física/ Educação. Trocas idéias, informações e experiências com outros professores e profissionais dos diversos segmentos. Ampliar a visão de mundo. Escolhi a ferramenta " Blog", pois vejo nela oportunidade de apresentar meus conhecimentos/ experências práticos e teóricos, de forma simples, porém com resultados significantes.