quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Conceito: o ideal; criatividade: o real

Num dia desses conversando com um amigo, fiquei surpreso com seu entusiasmo ao falar sobre uma modalidade da escalada, o boulder. Disse que estava praticando a três meses, e que a modalidade não exigia grandes investimentos ( mosquetões, cordas etc ), pois o boulder é realizado em pedras com altura máxima de 6 metros, sendo necessário um Crash pad, um tipo de colchão que amortece a queda. Mencionou sobre a flexibilidade, força e técnica e enfatizou o aumento do tônus muscular.
Alguns dias depois observando as crianças brincando no condomínio onde moro, identifiquei que o contexto é corriqueiro. Uma turma de aproximadamente 12 meninos, entre 7 e 11 anos jogando futebol, alguns esperando sua vezes de jogar, outros não participam, as meninas ficam em algum dos bancos do espaço conversando.
Resolvi chamar meu filho ( que faz parte da galera que não gosta muito do futebol ) para brincar de escalar o playground. Ele e um amigo se interessaram pela proposta. Falei sobre o conceito do boulder, valorizei a força exigida na modalidade. O desafio era passar por baixo de uma casinha sem colocar os pés no chão. Os dois toparam na hora, e rapidamente decidiram quem seria o primeiro. Depois de algumas tentativas ambos tiveram sucesso, e solicitaram novos desafios. Passaram usando só as mãos, pés e mãos, um auxiliando o outro, segurando em correntes. Esgotadas as possibilidades de transpor os desafios, eles sugeriram passar por baixo do gira-gira sem encostar o corpo no chão. Nesse momento me dei conta que o grupo havia aumentado, de 02 para 07 e que 4 desses eram da turma de futebol. A brincadeira continuou.
Surpreso com o resultado fiz alguns questionamentos a mim mesmo: será que o futebol é realmente um fenômeno e as outras modalidades não? a mídia faz toda a diferença quando uma criança escolhe a modalidade que deseja praticar? se não houvesse a mídia divulgando as modalidades esportivas, o que chamaria a atenção de uma criança na escolha da modalidade? como o professor deve pensar suas aulas para entusiasmar os alunos? o conceito aprofundado de uma modalidade pode engessar a criatividade do professor?
Refletindo.................




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário