Um dos objetivos desse blog, é trocar experiências com professores e pessoas que tenham interesse em ensinar. Ensinar com um olhar mais crítico para as propostas metodológicas, com uma visão ampliada de mundo e reflexão constante sobre seu trabalho. Sendo assim, coloco a disposição as experiências que tive, tanto no espaço onde trabalho ( Núcleo Esportivo e Sócio Educativo Jardim São Luiz São Paulo, SP ) quanto nas Caravanas do Esporte e projetos pessoais.
O Jogo a seguir faz parte de uma cartilha, que os professores do Instituto Esporte & Educação utilizam nos diversos municípios por onde a caravana passa. Sou o professor responsável pela estação de basquete, desta forma desenvolvi o jogo aqui apresentado. Para tal, considerei o número de alunos ( aproximadamente 45 a 50 crianças ), com idades diversas, o jogo deveria ser de fácil assimilação, varias possibilidade de execução ( o aluno arremessando várias vezes ), desafios diferentes ( mais difíceis e fáceis ) e não deve perder a relação com a modalidade.
Jogo: Arremessos fases
Material: bolas de basquete, de borracha, EVA, cestos adaptados.
Descrição do jogo: o jogos consiste em apresentar aos alunos o fundamento arremesso ( de peito, por cima da cabeça, lance livre, curta e longa distância ).
Os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo em uma cesta.
O objetivo do grupo é disputar entre si quem consegue fazer o circuito de arremesso primeiro. Esse trajeto será demarcado com bambolês pelo professor.
Para o aluno mudar de fase ( da fase mais próxima do aro para a mais distante ) é necessário que ele converta os arremessos.
Todos os alunos iniciarão do mesmo lugar ( alunos do mesmo grupo ). Para facilitar o andamento da partida, o professor pode marcar com números a seqüência que os alunos devem percorrer.
Ganha a partida o aluno que percorrer todas as fazes.
As variações podem ser um processo de reflexão do professor que irá aplicar o jogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário