quarta-feira, 9 de maio de 2012

A caixa e o brinquedo

Rubem Alves - O Calvin, provocador das minhas idéias sobre escola, recebeu, dentro de uma caixa, um presente. Não gostou do presente e o deixou de lado. Mas ficou encantado com a caixa. Tantas coisas se podiam fazer com uma caixa! A escola foi, para mim, como o presente do Calvin. Não me entusiasmou. Mas gostei da caixa, o mundo que a cercava. Havia tantas coisa para conhecer, tantas coisas pra fazer! Explorar o mundo, andar por lugares desconhecidos, fazer meus próprios brinquedos. Foram essas atividades extra-escola que me fizeram pensar. Eu tinha uma vocação de Professor Pardal inventor. Aos seis ano, desmontei, secretamente o relógio de pulso da minha mãe. Naquele tempo os relógios de pulso eram jóias caras. Desmontei pensando que poderia montá-lo de novo. Não consegui.Minha mãe não ficou brava, o que me estimulou a desmontar para ver como as coisas eram por dentro. Mas as coisas que me fascinavam,que provocavam minha curiosidade e a vontade de desmontar não se encontravam na escola.

2 comentários:

  1. preciso fazer um trabalho baseado em cima desse texto sera que alguem pd mim ajudar? preciso comparar o texto com experiencias escolares olhando a escola do passado e o q posso mudar na escola futura.

    ResponderExcluir
  2. sera que alguem pode mim ajudar a comparar esse texto com a escola passada e como posso mudar uma escola futura?

    ResponderExcluir