sexta-feira, 4 de maio de 2012

Henry Giroux


Henry Giroux, professor nos Estados Unidos da América, um dos maiores representantes da teoria crítica educacional na atualidade, enquanto educador aborda questões de importância teórica, política e pedagógica refletindo o papel da educação escolar. Ele questiona o funcionamento das escolas em questão da ordem social democrática e igualitária defendida pelos países ocidentais.
As obras de Giroux oferecem aos educadores uma linguagem crítica para ajudá-los a compreender o ensino como uma forma de política cultural. A pedagogia de Paulo Freire e o pensamento de Gramsci já haviam alertado Giroux para as várias maneiras nas quais a ideologia é estabelecida e legitimada por meio das mediações e determinações multidirecionais de cultura, classe, etnia, poder e gênero[1]. Conseqüentemente Giroux considera que os professores precisam descobrir em seus estudantes como o significado é ativamente construído através de múltiplas formações da experiência vivida que dá as suas vidas um sentido de esperança e possibilidade. "Os estudantes deveriam aprender a compreender as possibilidades transformadoras da experiência". (GIROUX:1981)

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