quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Abastecimento de água em risco!!

Cerca de 80% da população mundial vive em áreas onde o abastecimento de água potável não é assegurado, de acordo com um estudo publicado nesta quarta-feira na revista científica Nature.
Os pesquisadores organizaram um índice com as "ameaças para a água" incluindo itens como escassez e poluição.
Cerca de 3,4 bilhões de pessoas enfrentam as piores ameaças, segundo o estudo. Os pesquisadores dizem que o hábito ocidental de conservar água para suas populações em reservatórios funciona para as pessoas, mas não para a natureza.
Eles recomendam que países em desenvolvimento não sigam o mesmo caminho, mas sim invistam em estratégias de gerenciamento hídrico que mescle infraestrutura com opções "naturais", como bacias hidrográficas e pântanos.
Mapeamento
Os autores dizem que nas próximas décadas o panorama deve piorar, com o aumento populacional e as mudanças climáticas.
Eles combinaram dados de diferentes ameaças para a confecção do índice.
O resultado é um mapa que indica as ameaças ao fornecimento para a humanidade e para a biodiversidade.

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http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,bilhoes-correm-risco-de-abastecimento-de-agua-diz-estudo,617373,0.htm

terça-feira, 28 de setembro de 2010

A disciplina de música ajuda na inclusão social

No segundo semestre de 2011, entra em vigor uma lei que torna obrigatório o ensino de música nas escolas públicas e particulares do país. O objetivo da determinação, no entanto, não é formar músicos, mas sim que os alunos adquiram o conhecimento da linguagem musical e ampliem sua formação artística, diz Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação.
Na escola estadual Romeu de Moraes (zona oeste de São Paulo), o ensino de música já é usado como instrumento de inclusão social. As aulas incluem fanfarra, teatro, dança e até um coral de libras em que os alunos "encenam" a música com as mãos. Único deficiente auditivo da turma, Marcelo José da Silva Macedo, 14, conta que fez amigos no coral e que hoje se sente mais integrado.
"O colégio viu na música um bom elemento para unir os estudantes e despertar neles a vontade de permanecer no ambiente escolar, além de desenvolver talentos e liderança", afirma a diretora da escola, Rosângela Valim.
Outro aluno que sentiu a diferença que a música fez na sua vida escolar foi Antonio Manta Neto, 13, que toca bateria na escola de samba Águia de Ouro. Antes visto como um aluno de temperamento difícil, seu comportamento mudou quando ele levou a música para a escola, em junho deste ano. "A diretora percebeu que eu gostava de tocar e me convidou para coordenar a banda da escola."

 

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Jogo para ensinar o drible e a marcação do basquete

Faixa Etária: 10 e 11 anos
Nome do jogo: Fuga
Material: Bolas de basquete, vôlei, borracha e cestos adaptados
Descrição do jogo:
O jogo consiste em apresentar aos alunos o fundamento DRIBLE, MARCAÇÃO e ARREMESSO. Observação: o professor pode possibilitar que todos os alunos realizem o fundamento ( cada um do seu jeito ), em seguida ele irá demonstrar a forma de execução exigida pela modalidade ( Drible alto, baixo, ritmo moderado, acelerado, posição de marcação ).

“ O jogo”
Os alunos serão divididos em duplas. Um aluno da dupla ficará dentro de um circulo, com uma bola de basquete. O outro ficará fora, sem bola. O objetivo do aluno com bola é sair do circulo driblando em direção a cesta ( atacar ). O aluno sem bola irá marcar. Caso o aluno atacante marque ponto, ele retornará ao circulo, e o jogo será novamente iniciado. Quando o marcador ficar com a posse da bola, ele passa a ser atacante e o jogo será iniciado novamente.
Variações: 1. Delimitar áreas de arremessos com pontuações diferentes. Exemplo: área de pontuação um ( 01), próximo/ embaixo do aro; área de pontuação dois ( 02 ), um metro de distância do aro. 2. O professor pode organizar cestos coma alturas diferentes, tamanhos diferentes, com tabelas, sem tabelas, aros na vertical, círculos ao redor da tabela etc. 3. Em trios, dois marcando e um atacando, vise e versa. 4. Em duplas, dois marcando e dois atacando. 5. Tempo de permanência no circulo determinado.


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O diabo e a escola.

Conta o pedagogo suíço que um dia, deu o diabo uma saltada na terra e verificou, não seu despeito, que ainda cá se encontravam homens que acreditassem no bem, homens bons felizes. O diabo concluiu, do seu ponto de vista, que as coisas não iam bem, e que se tornava necessário modificar isso. E disse consigo mesmo: " A infância é o porvir da raça; comecemos, pois, pela infância. Mas mudar a infância como?! De repente, teve uma idéia luminosa: Criar a escola. E, seguindo o conselho diabo, criou-se a escola.

A criança adora a natureza: encerram-na dentro de casa. A criança gosta de brincar: obrigam-na a trabalhar. A criança pretende saber se a sua actividade para qualquer coisa: fez-se com que a sua actividade não tivesse nenhum fim. Gosta de mexer-se: condenam-na à imobilidade. Gosta de palpar objectos: ei-la em contacto com idéias. Quer servir das mãos: é o cérebro que lhe põem em jogo. Gosta de falar: impõe-lhe o silêncio. Quer esmiuçar as coisas: constragem-na a exercícios de memória. Pretende buscar a ciência de motu próprio: é-lhe servida já feita. Desejaria seguir a sua fantasia: fazer-na vergar sob o jugo do adulto. Quereria entusiarmar-se: inventaram-se os castigos. Quereria servir livremente: ensinou-se-lhe a obedecer passivamente. O diabo ria pela calada!
A criança aprendeu  a adaptar-se a estas condições artificiais. Dir-se-ia, por um instante, que a escola levava a melhor. O diabo julgava-se vitorioso. Mas, de súbito, a história vira-se do avesso. O diabo calculara mal o negócio: esquecera-se de fechar a escola a sete chaves. " E viu-se a pequenada fugir para os bosques, trepar às árvores, e até fazer caretas ao pretenso homem de Deus. Viram-nos correr à aventura, governarem a vida, tornarem-se fortes, práticos, engenhosos e perseverantes.[...] o diabo, então, deixando de rir à socapa, rangeu os dentes, ameaçou com o punho, berrou: Maldita geringonça! E eclipsou-se. E com ele desapareceu a escola, que tão sabiamente imaginara.

FERRIÈRE, Adolphe

Fica aqui o desafio a todos os professores, acabar com essas gaiolas `a moda antiga e edificarem escolas novas.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Baixa escolaridade mantém País entre os mais desiguais do mundo

A baixa escolaridade da população brasileira mantém o País entre as dez nações mais desiguais do mundo. Essa foi a conclusão do economista da Fundação Getulio Vargas Marcelo Côrtes Neri em análise publicada na última sexta-feira.
“Ainda estamos no top 10 da desigualdade mundial”, afirma Neri. O estudo mostra que desde 1996 há redução do índice de Gini. O indicador, que mede a concentração de renda (quanto mais perto de 1, maior a desigualdade), caiu de 0,6068, naquele ano, para 0,5448, em 2009.
Apesar da queda, o índice brasileiro é superior ao de países como os Estados Unidos (em torno de 0,400) e da Índia (0,300); e está próximo ao de nações mais pobres da América Latina e do Caribe e da África Subsaariana. “Saímos do pódio, mas ainda estamos entre os mais desiguais”, aponta o economista.
Segundo Neri, para diminuir a desigualdade é preciso que a renda das classes mais baixas continue crescendo; que se mantenham programas sociais focados na população mais pobre; e, sobretudo, que o Estado amplie a oferta de educação de mais qualidade e as pessoas permaneçam na escola.
O sociólogo e cientista político Simon Schwartzman, presidente do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (Iets), assinala que “a educação no Brasil é muito ruim” e que há um “excesso de valorização” da escolaridade, o que explica a grande diferença salarial entre quem tem curso superior e quem não tem nenhuma formação. Para ele, o desempenho educacional “não tem melhorado muito” e, portanto, nos próximos dez anos o quadro de desigualdade permanecerá.

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sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Jogo para ensinar o drible e a marcação do basquete

Nome do jogo: Drible dentro, bola fora

O jogo consiste em apresentar aos alunos o fundamento drible e a marcação (quicar a bola ao chão). Observação: o professor pode possibilitar que todos os alunos realizem o fundamento (cada um do seu jeito), em seguida ele irá demonstrar a forma de execução exigida pela modalidade ( baixos, altos, ritmo lento e acelerado ).

“ O jogo”

Dentro de um circulo ficarão X alunos todos com bola, e a mesma quantidade fora, sem bola.

Objetivo de quem esta dentro do circulo: driblar sua bola e tentar tirar a bola dos outros. Quem perde a posse de bola sairá do circulo. O aluno que tirou a bola permanece e marcar pontos.
Objetivo de quem esta fora: pegar as bolas que saem e ou tentar pegar a bola de quem esta dentro, sem invadir o circulo. Quando em posse de bola, o aluno que esta fora entrará para o circulo.
Variações: Caso o professor observe que os alunos driblam a bola com as duas mão ao mesmo tempo, solicitar que o façam apenas com uma das mãos. Driblar com a mão não dominante. Só dribles altos, só dribles baixos. Segurar apenas uma vez. Não pode segurar.

Observação: as variações dependerá da percepção do professor em contato com os alunos.

 

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Para reduzir mensalidade, faculdades superlotam classes e laboratórios!!!! e a qualidade?

Educação. Em busca dos estudantes da classe C, instituições particulares adotam modelo de curso de graduação mais barato. Com um número maior de pessoas por sala de aula, é possível diminuir gastos com infraestrutura e professores.
O ingresso de estudantes da classe C no ensino superior brasileiro está levando muitas universidades e faculdades particulares a investir num modelo econômico de curso, que associa mensalidades reduzidas com classes muito grandes, formadas em geral por mais de 100 alunos.
estratégia permite que as instituições fechem as contas no azul, mesmo cobrando mensalidades entre R$ 300 e R$ 500. Com salas maiores, caem os gastos com infraestrutura e, principalmente, o investimento em corpo docente - quanto maiores são as turmas, menos professores são necessários.
O modelo, porém, é polêmico. Alguns alunos aprovam, pela vantagem da mensalidade mais barata. Outros reclamam da bagunça nas aulas, da dificuldade para ouvir os professores, da pouca atenção para cada aluno e da falta de condições apropriadas em laboratórios.
Ao entrar em Educação Física da Universidade Paulista (Unip) no ano passado, Carolina Paiva, de 21 anos, não imaginava que a quantidade de colegas de sala representaria uma barreira ao aprendizado. No laboratório de anatomia, os mais de 100 alunos tinham de se espremer em volta do professor e do único exemplar de corpo. E como fica a qualidade do ensino? a motivação dos professores? o excendente de mão de obra é bom para o mercado?

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http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100907/not_imp606225,0.php

domingo, 29 de agosto de 2010

O jogo é jogado!!! Seja qual for o resultado, PT e PSDB continuarão a dar as cartas no processo político.

A semana começou com pesquisas colocando a candidata do Partido dos Trabalhadores, Dilma Rousseff, 20 pontos à frente de seu principal adversário, o tucano José Serra. E terminou com o tiroteio em torno da sindicância da Receita Federal sobre a violação do sigilo fiscal do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, e outras três pessoas ligadas ao comando do partido - com direito até a pedido de impugnação da campanha petista.
Fernando Papaterra Limongi, professor titular da Universidade de São Paulo e um dos principais nomes da ciência política brasileira, se dedicou a uma análise sistemática da série histórica de eleições presidenciais brasileiras desde a redemocratização. Viu, no processo político brasileiro, mais constâncias que incongruências. "De 1994 para cá, as eleições se resumiram à competição entre dois partidos, PT e PSDB", diz Limongi, que crê na continuidade desse quadro de alternância no poder das duas principais agremiações do País. E não corrobora a argumentação do colega Bolívar Lamounier de que, na eventualidade de uma vitória de Dilma, após oito anos de presidência de Luiz Inácio Lula da Silva, o País corre risco de "mexicanização" - com o PT convertido em uma espécie de versão brasileira do PRI, o Partido Revolucionário Institucional, que ficou por seis décadas no poder no México. "Dizia-se a mesma coisa quando o PMDB saiu vitorioso das eleições em 1986", lembra.

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http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,o-jogo-e-jogado,601734,0.htm

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Crescem lesões de joelho em crianças

Segundo o Jornal Folha, aumentam os casos de lesões de joelho entre crianças e adolescentes. O Instituto do Joelho do Hospital do Coração (HCor), o número de fraturas e torções nesse público subiu 15% ao ano na última década.
O levantamento do hospital mostra problemas nas cartilagens e nos ligamentos da articulação, o que preocupa os especialistas, porque esse tipo de lesão pode comprometer o crescimento.
Segundo o chefe do Instituto do Joelho e ortopedista Rene Abdalla, a alta nas lesões entre crianças está acima da média registrada na literatura internacional. O médico afirma que os garotos estão se tornando "atletas de fim de semana".
Para ele, a combinação de rotina sedentária com atividades de impacto eventuais é a principal causa de lesões. "A prática é menos frequente e, ao mesmo tempo, mais competitiva." 


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http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/789161-crescem-lesoes-de-joelho-em-criancas-numero-esta-acima-da-media-internacional.shtml

Professor Luiz Alex: ampliando o universo cultural!!! Versão popular Show!!

Segue uma oportunidade de ampliação cultural. Ouvir um bom rap e poesia, faz parte do contexto do professor que trabalha em comunidades de baixa renda.
Parcerios do Núcleo esportivo e sócio educativo Jardim São Luiz, o grupo " Versão Popular" irá se apresentar no próximo dia 28 de Agosto " Sábado".
Local: Lanchonete JTR, estrada de Itapecerica 2507 próximo ao Shopping Campo Limpo.

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Site: http://www.myspace.com/grupoversaopopular



terça-feira, 24 de agosto de 2010

Entrevista do candidato a deputado federal Tiririca a Folha

Francisco Everaldo Oliveira Silva, o palhaço Tiririca, 45, provoca risos e indignação desde que a campanha eleitoral começou na TV.
Com o slogan "Vote Tiririca, pior que tá, não fica", ele vai às urnas para tentar uma vaga como deputado federal pelo Estado de São Paulo. É a grande aposta do PR no pleito, tanto que ganhou a legenda de mais fácil memorização: 2222.

Folha pergunta:
Sabe o que o PR propõe, como se situa na política?
Cara, com sinceridade, ainda não me liguei nisso aí, não. O meu foco é nessa coisa da candidatura, e de correr atrás. E caso vindo a ser eleito, aí a gente vai ver.
Quais são as suas principais propostas?
Como eu sou cara que vem de baixo, e graças a Deus consegui espaço, eu tô trabalhando pelos nordestinos, pelas crianças e pelos desfavorecidos.
Mas tem algum projeto concreto que você queira levar para a Câmara?
De cabeça, assim, não dá pra falar. Mas como tem uma equipe trabalhando por trás, a gente tem os projetos que tão elaborados, tá tudo beleza. Eu quero ajudar muito o lance dos nordestinos.
Na propaganda eleitoral você diz que não sabe o que faz um deputado. É verdade ou é piada?
Como é o Tiririca, é uma piada, né, cara? 'Também não sei, mas vote em mim que eu vou dizer'. Tipo assim. Eu fiz mais na piada, mais no coisa... porque é esse lance mesmo do Tiririca.
Mas o Francisco sabe o que faz um deputado?
Com certeza, bicho. Entrei nessa, estudei para esse lance, conversei muito com a minha mãe. Eu sei que elabora as leis e faz vários projetos acontecer, né?

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segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Professor Luiz Alex Moura viaja para o Amazonas com a Caravana do Esporte

No próximo dia 31 de Agosto, viajo para Manacapuru no Amazonas. Com a Caravana do Esporte e Música, levaremos possibilidades de trabalhar com crianças, jovens e adultos numa perspectiva inclusiva que favoreça a construção coletiva, o prazer em aprender e mobilize pessoas para mudanças. Dentre essas a continuidade da proposta apresentada ao professores do município de Manacapuru, durante três dias de formação, realizado por professores do Instituto Esporte Educação e Sol da Liberdade.

Políticos fazem campanha sob acusações de 'ficha-suja'

O ficha limpa esta tirando o sono dos políticos que jogam a sujeira do passado em baixo do tapete. Uma estratégia comum para dissimular o histórico negro exemplos, abuso de poder eleitoral e uso de dinheiro proveniente de jogos ilegais, é tentar a candidatura em partidos menores.
Candidatos com ficha policial ou cassados pela Justiça Eleitoral afrontam a Lei da Ficha Limpa e fazem campanha, confiantes de que serão eleitos. Há casos emblemáticos em vários Estados envolvendo nomes notórios, como ex-governadores, um dirigente de futebol e até um bicheiro.

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domingo, 22 de agosto de 2010

Como fazer aro de basquete com custo zero

O aro de pneu, é uma possibilidade de trabalhar arremessos e ou fundamentos do basquete com crianças pequenas. A idéia surgiu com a necessidade de vivenciar a modalidade com alunos de 06 a 09 anos de idade. A temática em questão, era esporte que manipulamos objetos com as mãos. Feito o levantamento com os alunos, a modalidade mais votada foi o basquete.
Considerando que a altura do aro convencional de basquete é 3,05 metros, o sucesso dos alunos na execução dos arremessos não ocorria mesmo utilizando bolas mais leve. Diante de tal dificuldade, vi no pneu uma alternativa que atendia minha necessidade, várias cestas com diversas alturas, fácil de construir, prático, de custo zero e que agregava outros aprendizados.

Segue passos para construção.

Materiais: furadeira, parafusos, pneu, sarrafo de 15 cm de largura.


Parafusos de cama 10 cm

                             
Pneu de carro

Sarrafo 10 x 15 cm com 04
furos nas extremidades
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Dispositivo de fixação
 
 
 

Dispositivo de fixação colocado nos furos do pneu







Pneu pronto para ser colocado na base

















Cesta fixada na base







Cesta pronta para jogar

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Super-heróis de hoje têm influência negativa em meninos, diz estudo

Um estudo apresentado em uma conferência de psicologia nos Estados Unidos afirma que os super-heróis de filmes da atualidade influenciam negativamente os meninos.
Segundo a pesquisa, apresentada em um encontro da Associação Americana de Psicologia, esses super-heróis promovem um estereótipo violento e de "machão".
Eles seriam diferentes dos de antigamente, pois não apresentariam um lado mais vulnerável e humano.
O estudo afirma que a única figura masculina alternativa de super-herói da atualidade é a do "preguiçoso", que evita assumir responsabilidades.

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http://www1.folha.uol.com.br/bbc/784720-super-herois-de-hoje-tem-influencia-negativa-em-meninos-diz-estudo.shtml

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Dezesseis partidos não entregaram balancetes de julho ao TSE

Mais da metade dos diretórios nacionais de partidos não entregaram os balancetes de contas referentes ao mês de julho ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), contrariando a Lei dos Partidos que exige prestações de contas mensais nos quatro meses anteriores e dois meses posteriores às eleições.
Dos 27 diretórios de partidos apenas 11 entregaram os balancetes à Justiça Eleitoral. Não apresentaram ainda seus relatórios 16 partidos: PCB, PCO, PMN, PPS, PR,PRP, PSC, PSDB, PSDC, PSL, PT do B, PTB, PTC, PTN, PRTB e PV. O prazo  previsto por lei para entrega do documento acabou nesta segunda-feira (16).

Essa pode ser uma oportunidade para identificarmos o destino das verbas públicas encaminhada aos partidos políticos. Esses balancetes são extraídos dos registros contábeis das movimentações efetuadas pelos partidos políticos, e devem ser assinados pelo presidente do órgão partidário.
"Conhecer tais informações pode ser um parâmentro significativo na escolha dos candidatos".
 
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segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Jogo para ensinar o ataque e defesa do voleibol

Segue uma possibilidade de ensinar alguns fundamentos da modalidade voleibol. Acredito que os exemplos podem ser ótimos caminhos para nós professores refletirmos sobre a prática, e erros e acertos farão parte do processo.
O jogo a seguir é muito motivante, os fundamentos do voleibol poderão ser adaptados as necessidades das turmas e ou faixas etárias. Caberá ao professor junto com os alunos fazer as devidas modificações.
Esse jogo é fragmento de um projeto que desenvolvi com alunos de 11 a 12 anos, que tinha dentre os objetivos realizar jogos que favorecessem o aprendizado da modalidade voleibol.
OBSERVAÇÃO: conforme o desenvolvimento dos alunos no que diz respeito aos fundamentos do voleibol, o professor pode pensar em possibilidades que aproxime o jogo ao contexto da modalidade. Exemplo: combinar três fundamentos, usar regras da modalidade etc.
Jogo ataque e defesa

Descrição do jogo: O jogo consiste em passar a bola para o outro lado da quadra, por sobre a rede de vôlei. Os objetivos das equipes é atacar o time adversário e defender a sua quadra. O ataque pode ser arremessando, cortando, lançando a bola. Para defender é necessário tocar a bola antes de cair no chão. Não é necessário realizar os três toques do voleibol. A bola pode ser colocada em jogo, de qualquer lugar da quadra.

Ganha a partida a equipe que marcar maior número de pontos.

Variações:
1. Realizar o jogo, com um número menor de alunos ( 3 X 3 ).
2. Aumentar ou diminuir tamanho da quadra.
3. Colocar em jogo duas ou mais bolas.
4. Usar bolas de tamanhos e pesos diferentes ( ex: bolão de praia, borracha etc ).
5. Colocar a rede em posições/ alturas diferentes.
6. Caso os alunos sejam acima de 10 anos, realizar o jogo com o fundamento cortada.
7. Estimular as equipes a construírem estratégias com os fundamentos do voleibol ( ex: para defender o aluno deverá realizar a manchete, o bloqueio será pontuado ).



domingo, 15 de agosto de 2010

8º Bourbon Street Fets

Ontem, 14 de agosto o Parque do Ibirapuera recebeu um dos mais empolgantes e vibrantes eventos musicais do Brasil. O Bourbon Stree Fests que comemorou a 8º edição.
No palco montado próximo a marquise, passaram três bandas: Jon Cliary ( Piano, Bass na Drums ), Terrance Simien & The Zydeco Experience, Shammar Allen & The Underdawgs.
Com muito estilo e músicas contagiantes, a galera não parava de cantar e dançar e o frio de São Paulo passou despercebido. O ambiente era muito agradável, pessoas de todos as tribos e idades. “Muito diversificado”.
Eu fui um dos que tiveram o privilegio de estar lá, porém não fiz nenhum registro fotográfico, mas terei outra oportunidade, pois no próximo dia 22 de Agosto será o fechamento do festival. E é gratuito!!!
Fica ai o convite a todos!!!

Local: Rua dos Chanês 127 Moema SP. Inicio as 16:00 horas.

http://www.bourbonstreetfest.com.br/

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Ficha limpa já tirou 19 candidatos da corrida eleitoral, outros 169 correm o mesmo risco!!

Eis uma possibilidade de tornar nossa política mais idonea!!!
A Lei da Ficha Limpa já excluiu 19 candidatos de maneira definitiva da disputa eleitoral, segundo o site "Congresso em Foco".
Os políticos que renunciaram à candidatura após impugnação do MPE (Ministério Público Eleitoral) ou que tiveram suas inscrições canceladas pelos partidos antes de serem analisadas pela Justiça Eleitoral não têm possibilidade de recurso.
Figuram na lista o ex-deputado distrital Júnior Brunelli, flagrado na "oração da propina" no mensalão do DEM, e Alceni Guerra (DEM-PR), ex-ministro da Saúde no governo Collor. Eles renunciaram para escapar do risco de ver suas candidaturas cassadas por conta da Lei da Ficha Limpa.
Alguns partidos estão entrando em crise!!! e expulsado os membros que se enquadram no ficha limpa!!

Veja mais....www.folhaonline.com.br
Junior Brunelli " Oração da propina"

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

2º dia de Conferência do Instituto Esporte Educação

No segundo e último dia de conferência do Instituto Esporte Educação, os grupos de trabalhos ( GT’S de supervisão da prática, jovens e eventos, gestão e formação ), celebraram suas conquistas durante o primeiro semestre de 2010. Oficinas práticas também fizeram parte da programação. Os temas: protagonismo juvenil, desafios e motivação, esporte educacional para adultos e esporte inteligente.
Cientes do ótimo trabalho que desenvolveram, os professores retornam para os núcleos com novos conhecimentos e expectativas.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Antenado: Ministro da Educação quer professores de ensino básico com pós-graduação

O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu que o próximo Plano Nacional de Educação estipule metas para a formação de professores do ensino básico público com pós-graduação. Para o ministro, o professor especializado tem mais condições de estimular o ingresso à iniciação científica na sala de aula.

Leia mais
http://www1.folha.uol.com.br/saber/775780-ministro-da-educacao-quer-professores-de-ensino-basico-com-pos-graduacao.shtml

Instituto Esporte Educação realiza 2º conferência interna

Com o tema “ Celebrando conquistas”, o Instituto Esporte Educação iniciou hoje, 08 de Agosto de 2010 a 2º conferência interna, que será realizada em dois dias ( 08 e 09 de Agosto ). Na pauta temas como: Caravana do esporte ( projeto do Instituto Esporte Educação em parceria com Unicef e ESPN Brasil ), LAPPIEE ( laboratório de práticas pedagógicas do Instituto Esporte Educação ), Oficinas do Esporte ( proposta metodológica de ensinar esporte para crianças entre 03 e 10 anos de idade ) e apresentações de pesquisas cientificas desenvolvidas nos Núcleo esportivos e sócios educativos do IEE.
Dois convidados ilustres, tornaram essa data ainda mais significativa para o aprendizado dos colaboradores do IEE. Estiveram presente o professor João Batista Freire ( obras: De corpo e alma disciplina motricidade, Educação de corpo inteiro, Entre o riso e o choro, Pedagogia do Futebol ) e o Professor João Paulo Medina ( obras: Educação física cuida do corpo, e mente, O Brasileiro e seu corpo ).

Professor João Batista Freire

domingo, 8 de agosto de 2010

Ensinando o arremesso do basquete

Um dos objetivos desse blog, é trocar experiências com professores e pessoas que tenham interesse em ensinar. Ensinar com um olhar mais crítico para as propostas metodológicas, com uma visão ampliada de mundo e reflexão constante sobre seu trabalho. Sendo assim, coloco a disposição as experiências que tive, tanto no espaço onde trabalho ( Núcleo Esportivo e Sócio Educativo Jardim São Luiz São Paulo, SP ) quanto nas Caravanas do Esporte e projetos pessoais.

O Jogo a seguir faz parte de uma cartilha, que os professores do Instituto Esporte & Educação utilizam nos diversos municípios por onde a caravana passa. Sou o professor responsável pela estação de basquete, desta forma desenvolvi o jogo aqui apresentado. Para tal, considerei o número de alunos ( aproximadamente 45 a 50 crianças ), com idades diversas, o jogo deveria ser de fácil assimilação, varias possibilidade de execução ( o aluno arremessando várias vezes ), desafios diferentes ( mais difíceis e fáceis ) e não deve perder a relação com a modalidade.

Jogo: Arremessos fases
Material: bolas de basquete, de borracha, EVA, cestos adaptados.
Descrição do jogo: o jogos consiste em apresentar aos alunos o fundamento arremesso ( de peito, por cima da cabeça, lance livre, curta e longa distância ).
Os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo em uma cesta.
O objetivo do grupo é disputar entre si quem consegue fazer o circuito de arremesso primeiro. Esse trajeto será demarcado com bambolês pelo professor.
Para o aluno mudar de fase ( da fase mais próxima do aro para a mais distante ) é necessário que ele converta os arremessos.
Todos os alunos iniciarão do mesmo lugar ( alunos do mesmo grupo ). Para facilitar o andamento da partida, o professor pode marcar com números a seqüência que os alunos devem percorrer.
Ganha a partida o aluno que percorrer todas as fazes.

As variações podem ser um processo de reflexão do professor que irá aplicar o jogo.


Professor Luiz Alex preparando
o espaço do jogo
Alunos percorrendo o trajeto
de arremessos
Aluno realizando o arremesso
na última fase

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Usando os recursos disponíveis com criatividade

Diante do desafio de promover um dia rico em experiências e novos aprendizados para seus alunos, os professores Luiz Alex, Sandrimar, Rafael, Simone, Leo Jaime, Rivaldo e Rosivaldo ( todos professores do Instituto Esporte & Educação ) usaram dos recursos disponíveis e da criatividade.
Munidos com seus instrumentos de trabalho ( criatividade, alegria, determinação e planejamento ), mais cavadeiras, cordas, caibros e serrotes, estruturaram vários circuitos de habilidades, com direito a corda bamba e cama de gato, que foram os grandes destaques.
Nesse dia 176 crianças foram atendidas, com qualidade, segurança e novos aprendizados.


Professora Sandrimar fazendo
as inscrições
Professores Luiz Alex e Rafael
montando a corda bamba
Professor Rafael montando a teia
Professor Luiz Alex auxiliando
 na passagem pela corda

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Cirquerê da Caravana do Esporte recebe a cantora Elza Soares

O cirquerê, circo da caravana do esporte e da música, tem alegrado e encantado crianças, jovens e adultos por onde passa. As atrações ganham mais brilho, quando as crianças percebem que os artistas que se apresentam, são os professores que realizaram atividades na arena de esporte e música durante os dia. Os ensaios são rigorosos, para tornar essa noite inesquecível na memória de quem assiste. A trupe do cirquerê conta com malabarista, palhaços, músicos, cantores, apresentadores, equilibrista e dançarinos.



Na caravana de Cruz das Almas BA, o cirquerê foi além. Após todas as apresentações, uma convidada muito especial encerrou a noite de espetáculos. Elza Soares, entrou no palco conversou com o platéia, cantou sucessos como: a carne, o meu guri e cabide. Assistiu e cantou junto com um grupo de mulheres que representavam a cultura local “ Samba do machucador”. Despediu-se e saiu andando costas dando um grande sorriso. Ganhamos a noite.


Elza Soares no palco do Cirquerê



Manipulação de caixas " Lumineiro"
Apresentação de monociclo e claves "Tota"

Caravana do Esporte e Música em Cruz das Almas BA

No último dia 19 Julho, a Cidade de Cruz das Almas localizada no recôncavo baiano recebeu a Caravana do Esporte e da Música. Cheios de entusiasmo os professores Luiz Alex Moura, José Camelo e Edson ( professores do Instituto Esporte & Educação ), os atletas Claudinei Quirino ( atletismo ), Marcio Cipriano ( Seleção Brasileira de Basquete ) e Mario Sabino ( Técnico da seleção Brasileira de Judô ) apreciaram diversas apresentações culturais, dentre essas o Samba do machucador e o Samba de enxada.
Durante três dias, as crianças e jovens do Município participaram de atividades esportivas pautadas nos princípios do esporte educacional. São elas: Basquete, atletismo, judô, tênis, futebol, voleibol,handebol, percussão, circo, dança e multicultural. Aproximadamente 3100 crianças foram atendidas nas diversas estações.
Veja fotos


Estação de basquete professor Luiz Alex e Marcio Cipriano
Professores da Caravana do esporte e atletas
Claudinei Quirino, Marcio Cipriano e Mario Sabino

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

" Caravana do Esporte"

A Caravana do Esporte acontece em diversos municípios brasileiros, que apresentam baixo índice de desenvolvimento humano e da infância. Com uma metodologia que integra ações de atendimentos a crianças e jovens; oferece formação aos professores e educadores locais em esporte educacional; promove articulações políticas/ continuidade da proposta da Caravana, pela aproximação do poder público e representantes da comunidade e apoio ao planejamento estratégico. http://www.esporteeducacao.org.br/?q=caravana
A Caravana é fruto da aliança de 3 instituições.
Instituto Esporte & Educação é uma Organização Civil de Interesse Público, que tem como objetivo implementar a metodologia do esporte educacional em comunidades de baixa renda, norteada pelos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, respeito a diversidade, construção coletiva, educação integral e o rumo a autonomia, desenvolvendo a cultura esportiva com a finalidade de formar o cidadão crítico, criativo e protagonista. www.esporteeducacao.org.br
A ESPN Brasil - um canal de TV por assinatura que acredita e trabalha pela educação e inclusão social de crianças e adolescentes por meio do esporte para todos. Proporciona visibilidade no impacto do esporte educacional nas comunidades visitadas, bem como dá voz para que elas expressem seus anseios e possibilidades. Além disso, promove a mobilização de atletas e ex-atletas na causa social e pela questão da criança e do adolescente no Brasil; http://espnbrasil.terra.com.br/caravanadoesporte
O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), cuja principal missão é assegurar que cada criança e adolescente tenha seus direitos fundamentais integralmente cumpridos, respeitados e protegidos. Atua no Brasil desde 1950, destacando-se por fazer valer uma das leis mais avançadas na defesa desses direitos: o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. http://www.unicef.org/brazil/pt/activities_9811.htm
O Projeto Caravana do Esporte representa um movimento de ação social pelo esporte educacional, pelo direito da criança à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, que reúne professores, atletas, instituições, organizações esportivas da sociedade civil e se traduz em ação de atendimento direto a crianças, adolescentes, professores da rede pública, educadores comunitários e lideranças comunitárias desenvolvidas em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
A Caravana vai a lugares isolados e com pouco ou nenhum acesso ao conhecimento ou boas práticas, que possam auxiliar essas populações a se desenvolverem e os governos municipais a implementar novas políticas.
Os municípios atendidos são indicados pelo Unicef; a metodologia aplicada é coordenada pelo IEE; e a ESPN Brasil transforma as visitas às cidades em documentários veiculados mensalmente na TV. A Coordenação-Geral do Projeto é de responsabilidade do IEE e ESPN/ Brasil.





Conceito: o ideal; criatividade: o real

Num dia desses conversando com um amigo, fiquei surpreso com seu entusiasmo ao falar sobre uma modalidade da escalada, o boulder. Disse que estava praticando a três meses, e que a modalidade não exigia grandes investimentos ( mosquetões, cordas etc ), pois o boulder é realizado em pedras com altura máxima de 6 metros, sendo necessário um Crash pad, um tipo de colchão que amortece a queda. Mencionou sobre a flexibilidade, força e técnica e enfatizou o aumento do tônus muscular.
Alguns dias depois observando as crianças brincando no condomínio onde moro, identifiquei que o contexto é corriqueiro. Uma turma de aproximadamente 12 meninos, entre 7 e 11 anos jogando futebol, alguns esperando sua vezes de jogar, outros não participam, as meninas ficam em algum dos bancos do espaço conversando.
Resolvi chamar meu filho ( que faz parte da galera que não gosta muito do futebol ) para brincar de escalar o playground. Ele e um amigo se interessaram pela proposta. Falei sobre o conceito do boulder, valorizei a força exigida na modalidade. O desafio era passar por baixo de uma casinha sem colocar os pés no chão. Os dois toparam na hora, e rapidamente decidiram quem seria o primeiro. Depois de algumas tentativas ambos tiveram sucesso, e solicitaram novos desafios. Passaram usando só as mãos, pés e mãos, um auxiliando o outro, segurando em correntes. Esgotadas as possibilidades de transpor os desafios, eles sugeriram passar por baixo do gira-gira sem encostar o corpo no chão. Nesse momento me dei conta que o grupo havia aumentado, de 02 para 07 e que 4 desses eram da turma de futebol. A brincadeira continuou.
Surpreso com o resultado fiz alguns questionamentos a mim mesmo: será que o futebol é realmente um fenômeno e as outras modalidades não? a mídia faz toda a diferença quando uma criança escolhe a modalidade que deseja praticar? se não houvesse a mídia divulgando as modalidades esportivas, o que chamaria a atenção de uma criança na escolha da modalidade? como o professor deve pensar suas aulas para entusiasmar os alunos? o conceito aprofundado de uma modalidade pode engessar a criatividade do professor?
Refletindo.................




  

Ampliando os canais de disseminação dos conhecimentos

Novas tecnologias, além de desafiadoras, são grandes possibilidades de agregar conhecimentos. No meu caso, conhecimentos e ferramentas que sejam significativas e tenham relação direta ou indireta com a Educação Física/ Educação. Trocas idéias, informações e experiências com outros professores e profissionais dos diversos segmentos. Ampliar a visão de mundo. Escolhi a ferramenta " Blog", pois vejo nela oportunidade de apresentar meus conhecimentos/ experências práticos e teóricos, de forma simples, porém com resultados significantes.